Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Decisão vale bem mais que a taça da Copa do Brasil

26/11/2014
Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam a partir das 22h, no segundo jogo das finais da Copa do Brasil

O Galo tenta evitar o nono título nacional da Raposa / REUTERS

Por: Luciano Ribeiro 
Hoje é dia de decisão em Belo Horizonte. Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam a partir das 22h, no Mineirão, no segundo jogo das finais da Copa do Brasil sob um clima de extrema rivalidade. Por isso mesmo, engana-se quem pensa que o duelo é apenas por uma taça.
Estão em jogo tabus e marcas que sustentam a gozação, o orgulho e a decepção das duas torcidas. São temperos que apimentam bastante o encontro dos dois gigantes mineiros.
Para começar, a Raposa tenta evitar o primeiro título de expressão nacional do Galo desde 1971, quando o Alvinegro faturou seu único Brasileirão. Tal marca negativa é a grande piada contra os atleticanos, já que o Cruzeiro ganhou de lá para cá quatro edições da competição e quatro Copas do Brasil.
É claro que o torcedor celeste tem de colocar as barbas de molho. Afinal, seu time entra no segundo jogo em desvantagem após perder o duelo de ida, no Independência, por 2 a 0. Agora, a Raposa precisa vencer por três gols de diferença ou devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis.
Mas a tarefa não será fácil. O segundo tempero para a final é justamente o retrospecto nesta temporada. Apesar de ter sido campeão estadual e nacional, o Cruzeiro ainda não conseguiu derrotar o arquirrival em seis clássicos disputados: foram três empates e três derrotas.
Carrasco/ Além disso, o Galo foi um dos dois únicos a conseguir a façanha de vencer a Raposa no Mineirão nesta temporada:  3 a 2, pelo Brasileirão —  o outro foi o Corinthians.
Não bastasse este desempenho contra o maior rival, o Atlético-MG possui outro ponto a favor. Não perde por três gols de diferença há 103 partidas — a última vez aconteceu na 11 rodada do Brasileirão do ano passado  (3 a 0 para o Flamengo).
Diante de tudo isso, quem for campeão hoje terá uma grande alegria. Só não maior do que a satisfação de evitar que o rival vá embora com a taça.
Ficha técnica:
Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Henrique (Willian Farias), Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno
T: Marcelo Oliveira
Atlético-MG
4-4-2
Victor; Marcos Rocha, Léo, Jemerson 
e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Diego Tardelli 
e Carlos
T: Levir Culpi
COPA DO BRASIL > FINAL — JOGO DE VOLTA
Onde:  Mineirão, em Belo Horizonte, às 22h
Juiz:  Luiz Flávio de Oliveira (SP)
TV:  ESPN Brasil e Sportv
Decisão pode influenciar no futuro de paulistas
Embora a decisão da Copa do Brasil seja entre os grandes  mineiros, dois times paulistas estão de olhos bem abertos na disputa. O que acontecer hoje pode influenciar no futuro de São Paulo e Corinthians para 2015.
Isso porque, se o Cruzeiro for campeão, mais uma vaga para a fase de grupos da Libertadores será aberta no Brasileirão. Hoje, apenas os dois primeiros se classificam diretamente. Tal panorama interessa demais a Tricolor (segundo colocado, com 69 pontos) e Timão (terceiro, com 66). Com mais duas rodadas para acabar o nacional, qualquer dos dois pode terminar como terceiro colocado e herdar um lugar na fase de grupo da Libertadores.
Por outro lado, se o Atlético-MG for campeão da Copa do Brasil, garante sua vaga direta no torneio continental e, no Brasileirão, continuam se classificando para a fase de grupos os dois primeiros colocados. O terceiro, hoje o Corinthians, teria de disputar a Pré-Libertadores.
Vale lembrar que os dois únicos times que já garantiram vaga na Libertadores são Cruzeiro e São Paulo (no mínimo, a pré).

Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...