Nesta manhã a comunidade de Serra de Capoeira "recebeu", uma comitiva que acompanhava o Ministro do presidente Golpista. Vieram mais Golpistas para a entrega do Kit Golpe, do que saíram tanajura do formigueiro. Querem trocar seu voto, por um kit escolar, que por direito já é seu.
Desde que foi criado o FUNDEF , depois FUNDEB, que todos os governos de Orobó, entregam material escolar, fardamento , bolsa, cadernos, lápis , etc.Na época de Valdinha como Secretária de Educação, foi introduzido também um calçado. Claro que o tempo passa e os investimentos do FUNDEB, vão aumentando. Nesta gestão, foi acrescentado um livro infantil.
Em nenhum governo apareceu prefeito e deputados ou ministros, nas escolas para entregar esse material. Tudo era enviado a Escola e a equipe gestora fazia a entrega. No "Orobó Novo", tudo vira espetáculo de "pão e circo". Fazem das escolas públicas palanque político. Eram tantos Golpistas a se perder de vista, com direito a discursos e plateia inocente a ser usada.
Enquanto isso, uma feliz coincidência acontecia na sala do 7º ano. Era aula de Arte da professora Madalena, exatamente no capítulo : O Canto de todos os Cantos. Foi possível conscientizar sem falar muito. Apenas cantando, Era uma vez de Kell Smith.
"Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar
Na felicidade real
E entender que ela mora no caminho
E não no final".
Lindo recado para se ter esperança, que esse Brasil saia desse estado de Exceção e volte a ser uma Democracia com Estado de Direitos. Que as escolas aprendam a respeitar as diferenças. A serem escolas politizadas e não palco político de golpistas.Não podemos nunca deixar de ter esperança, nem dizer a uma criança ou adolescente, que o Brasil não tem mais jeito. Que a boa política é essa que temos e que todo político é isso ai!
E eu termino dizendo que : "apesar de você, amanhã haverá de ser um novo dia"(Chico Buarque de Holanda).
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário