Madalena França Via Bolg do Esmael
Começou hoje (4) a sessão virtual da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que julga recurso de Lula. A defesa questiona a prisão antecipada do ex-presidente. O prazo final para os ministros apresentarem seus votos é na próxima quinta-feira, dia 10. A previsão é que Lula seja libertado por 4 votos contra 1.
Os advogados de Lula sustentam que o Juiz Sérgio Moro não poderia ter executado a pena porque não houve esgotamento dos recursos na segunda instância. Eles pedem que o ex-presidente possa aguardar em liberdade o fim de todos os recursos judiciais possíveis.
Os ministros da Segunda Turma terão até a meia noite do dia 10 de maio para decidir a questão. Mas o resultado poderá ser antecipado se todos os ministros apresentarem os votos antes do prazo. Compõem a Turma os ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.
A expectativa é de que Lula obtenha o reconhecimento da ilegalidade da prisão determinada por Moro no dia 5 de abril. A previsão do Blog do Esmael é de 4 votos a favor de Lula e 1 contra (do ministro Edson Fachin).
Sem comentários:
Enviar um comentário