Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 10 de março de 2020

Alô Casinhas: Unidades Executoras nas escolas: Como funciona a sua?

Resultado de imagem para imagem sobre unidade executora nas escolasResultado de imagem para imagem sobre unidade executora nas escolas

Aos que não sabem do ano 2000 a 2003 estive a frente da direção de uma escola no Governo Zé Francisco.  Eu sei exatamente como deve funcionar uma unidade executora. Há um conselho formado pelo dirigente da escola, dos professores do quadro efetivo, Um dos pais,  um representante da merenda,  um da limpeza e dois estudantes, para que todos sintam-se contemplados. Reunidos eles tem poder de tomada de decisão do que comprar com o pouco dinheiro que vem direto para escola todos os anos. O cheque fica na mão do tesoureiro,um dos membros do conselho, mas as decisões são coletivas. Quanto Veio? O que iremos comprar? Parte é destinada a material de consumo durável, como estantes impressoras,  e a outra parte, a material pedagógico. O dinheiro pode até ser pouco, mas a forma de ser usado deve ser generosa. A reunião do que comprar tem que ser prévia e a prestação de contas depois.
Aqui na minha cidade Orobó, já há quatro anos, que nada disso acontece. Pelo menos essas reuniões não há. Os comentários nos bastidores, é que tudo é comprado pela secretaria de Educação. Mas esse tudo inclui apenas (papel, Piloto de quadro e um apagador). Trabalho com História e gosto de mostrar ao meu aluno , o continente ,o pais de que estamos falando,  onde está ocorrendo ou ocorreu o conflito, Os mitos dos monstros  oceânicos e as ideias das grandes navegações, de onde vieram, onde chegaram? Mas não posso mostrar ao meu aluno porque não tem um mapa na escola. Ano passado, solicitei e ouvi a resposta que não comprou porque não tinha. Vocês conhecem alguma papelaria que vendam Mapas para me indicar para eu passar para a Diretora?
Perguntar não ofende: Como funcionam as Unidades Executoras no município de vocês? Quem toma as decisões é os chefes do município ou comunidade escolar?
Comparar é bom, porque estimula a exemplificar; e buscar sempre o melhor para todos.
Por Madalena França


Sem comentários:

Irmã do candidato a vice- prefeito de Arcoverde é atingida por dois disparos de arma de fogo

  Dayana Barros de Siqueira, irmã do vereador e candidato a vice-prefeito de Arcoverde, Siqueirinha (Republicanos). foi atingida por dois di...