Aos que não sabem, Oligarquia é um sistema Político nada democrático, em que uma família ou um pequeno grupo político se apossa do Poder por vias de Eleições diretas, mas que escondem, autoritarismo, poder financeiro arraigado e conluio de poucos em detrimento de um todo. Foi muito comum na época do Coronelismo da República Velha,(1889-1930) e mesmo quase um século depois, não é difícil encontrar em cidades pequenas ,onde a parcela maior de votantes é de semianalfabetos, e um pequeno grupo de oportunistas com pouco ou nenhum escrúpulo, que vendem a alma para permanecer no poder a qualquer custo.
Geralmente, são eleitos em troca de benesses, doações de Dinheiro, tijolo, cimento, exames médicos, dentaduras e outras coisas mais. Quanto mais pobre e humilhada a população, mas domínio tem sobre ela os políticos mau intencionados. Não é difícil saber, que ganha quem dá mais. Depois de eleitos fazem uma espécie de aliança ou pacto pela maldade e permanece no poder geralmente os piores perfil de representatividade popular. Eles são maioria. E a maioria disfarçada de Democracia vence todas as votações na Câmara, sejam Elas para o bem ou para o mal do povo. Já vi gente na Câmara de Orobó votar lei contra direitos de primo, de sogra, de irmã, desde que seja para agradar Chaparral.
No decênio (2013 a 2023) Formou-se em Orobó a Oligarquia da Família Urbano, ajudada por um grupo de aliados que de amor ao povo não tem nada. Com a entrada de Chaparral na Prefeitura em 2013, foi eleito presidente da Casa Legislativa , o atual prefeito , Biu Abreu. Terminado o Mandato dele, foi eleita a Mãe do Prefeito Chaparral que vai agora para o 4º mandato consecutivo. Por lá, ela fez todas as maldades que poderia fazer com os funcionários públicos. Acho que deve está chorando muito, porque nesse 4º mandato , não tem mais Direito Adquirido de Professores para tirar. Se comparada a uma formiga de roça, ela já derrubou a última folhinha em 22/dezembro de 2021, que foi a gratificação de Magistério. Pronto, ficou esse ano, sem maldade para fazer. Não se pode retirar o que não se tem mais. Deve estar muito triste por isso. Essa Geração da Atual Câmara de Orobó vota contra o Povo com PRAZER, e por Prazer. Eles votam debochando. Quem não se Lembra da Vereadora Andrea de Matinadas e de Enistaine que ao votar justificaram que receber uma dívida em até 18 parcelas era melhor do que em 6 ?
Sem mais maldade para fazer este ano que finda, a presidente viajou para Alemanha, fechou a Câmara por um mês, ao retornar cortou o maior legado de José Antonio Távora quando presidente da Casa, que foi abrir os microfones para transmissão das sessões pelo rádio, onde o povo pode escutar as barbaridades que dizem por lá. Depois apareceu leve e linda, com seu conluio para se reeleger. Claro, uma Eleição certa sem surpresa, visto que Chaparral tem nas mãos 7 dos 11.
Os Vereadores Lúcio Donato e Junior de Ubiraci de Oposição, brincaram ao apelida-la de Lia Uchoa, comparando a um Político de Pernambuco que passou vários mandatos no Poder e Justificaram uma Chapa de 4 contra 11, em forma de protesto e esclareceram que votariam em qualquer outro nome da Casa que não fosse Ela, para mostrar a seus pares , a vergonha que é não ser dono do seu mandato. Por que entre 7 deles, situação, só a Mãe de Chaparral pode ser a Presidente, se já foi por três vezes? Será que ele não confia em nenhum dos seus aliados? Cadê a Democracia ? Na verdade eles vivem uma Oligarquia onde o coronel manda e os jagunços obedecem. Duvide muito, se qualquer um deles, lhe disser que votou feliz e que não queria ter uma oportunidade de ser o presidente.
Linda a atitude e a coragem de Lúcio e de Junior em expor claramente essa situação antes do voto. Ela mesma fez questão de dizer, que há uma lei que agora freia o Direito dela ser presidente vitalícia e se apressou em dizer que esse será seu último mandato. Claro a Lei não permite mais. Do Contrário Ela morreria pregada na cadeira. Se viva for, como não pode mais, com certeza concorrerá a Prefeitura para seguir o estilo coronelismo . Somente a Sociedade de Orobó poderia mudar o regime Oligárquico se quisessem, mas infelizmente uma grande parcela da população se acostumou com o caldo da bota , e fazem reverência a Chaparral como um Deus. Em compensação ele anda simpático, sorridente, debochado como sempre, chamando os adversários de papa- angu como fez na conclusão dos alunos da Serra de Capoeira e está tudo certo. Ele acha que pode ser o que quiser, usando seu jeito singular de fazer política. Se assim o povo aceita, o que é de gosto é regalo do peito.
Só me resta desejá-lo boa sorte! Embora reconheça que Chaparral vai bem, mas Orobó vai muito mal. Terra da Lei de um homem só, não pode ser terra de gente feliz.
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário