Por: Victor Correia – Correio Braziliense – O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) será o próximo Ministro da Educação. A decisão foi firmada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite de segunda-feira (19/12) em Brasília. No mesmo encontro, foi definido ainda que a atual governadora do estado, Izolda Cela, assumirá o cargo de Secretária Nacional de Educação Básica.
De acordo com o Blog do Camarotti, do portal G1, estavam na reunião o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), Izolda Cela e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta semana. Tanto Camilo Santana quanto Izolda Cela eram cotados para assumir o comando da pasta. A atual governadora assumirá, porém, uma das secretarias mais importantes do novo governo, que terá foco na Educação Básica, incluindo a recuperação do déficit de aprendizagem durante a pandemia.
Izolda tem a educação básica como uma das marcas de seu governo no Ceará. Na última sexta-feira (16/12), por exemplo, ela sancionou uma lei estadual para ampliar o ensino em tempo integral nas escolas municipais.
Camilo Santana governou o Ceará entre 2015 e 2022, deixando o cargo em abril para disputar as eleições ao Senado Federal. Izolda, sua vice, assumiu desde então. O ex-governador também já foi deputado estadual, secretário de Desenvolvimento Agrário e de Cidades do Ceará.
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário