Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?


Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é do povo. É a velha história: O Golpe está ai, cai quem quer!
Para entender a complexidade da rede generalizada da corrupção nos municípios, estados e união,  não é justo encontrar apenas um culpado. A corrupção nasce da ganância de poucos e da ignorância extrema de um povo que mata a si mesmo, acreditando estar sendo ajudado.
Basta entender que apesar de "donos do Poder", eles são poucos se comparados a todos os cidadãos aptos a votar. Se  o povo soubesse o Poder que tem, descobriria o antídoto para matar os "ratos de esgoto" que invadem suas casas, sem precisar   envenená-los. O rato só ocupa espaço onde há lixo, onde a casa não está bem cuidada, onde comidas estão expostas, onde há alimento, ainda que esteja apodrecido.
Uma sociedade adoecida politicamente, é aquela em que a população se deixa ser vendida como banana na feira em época de farta colheita; é uma dúzia por um real. 
Quanto ganha um vereador? para os que não sabem é aproximadamente 6 mil reais após desconto de impostos. Em 4 anos, ele recebe menos de  288 mil se retirado os impostos. Por que então o dito cujo aceita gastar 300 para ser eleito ou reeleito. Não existe almoço de graça. Ele tem que entrar na venda de votos que eles nem garante que tem. O vereador vende o voto do povo ao prefeito que vende ao deputado e assim sucessivamente. Na lei do comércio , ganha mais lucro não é o que tem melhor qualidade, mas o que tem maior quantidade. Assim vence sempre que tem uma oferta abundante. Para os cargos eletivos tem ido quase sempre os piores homens e mulheres geralmente com maior poder de compra.
A culpa é do Povo? Pobre povo! Nascido da ignorância e da falta de entendesse como parte integrante do Poder que emana dele, curva-se e agradece, o saco de cimento, a dentadura, o pipa com água, o tapa nas costas e o abraço fingido a cada 4 anos. Sem saber que com isso estão ajudando a cometer um crime chamado corrupção.
Situações  e oposições passam 3 anos se engalfinhando, para se abraçarem e se elogiarem  a cada venda de gente. Quem é melhor quem é pior? Quem Juntou-se antes a bandidagem elameou menos a água ? Quem agregou-se aos 95% do segundo tempo do jogo sujo, é menos pior? Em um assalto é ladrão apenas quem arrombou o cofre primeiro? Quem levou as últimas cédulas não é ladrão?
Eis o dilema: Quem nasceu primeiro o ovo ou galinha?
E neste rumo não há anjos nem demônios. Há apenas uma certeza: o Povo é o único capaz  de salvar a si mesmo. Para isso precisa entendesse como gente, não permitindo se fazer mercadoria.
E você amigo eleitor; pretende ser gente ou banana do final de feira?
Receita: Compreender que o assaltante, a prostituta, o mendigo, os famintos, os largados pelo chão de hospitais  ao mesmo tempo que é um mal social, é vítima da sociedade que o jogou ao leu. Salve-se! Sua riqueza está na sua mão. Bom ano eleitoral!
Por Madalena França



Sem comentários:

Do pequeno a excelência todos são inocentes porque a vida é assim mesmo...

  No Brasil da vergonha pública, ninguém é culpado. Todos são "inocentes". Há um jeitinho para justificar tudo. A gente se acostum...