O Tribunal Superior Eleitoral informa que, em 2018, o Brasil tem 147,3 milhões de eleitores aptos a votar. O eleitorado brasileiro cresceu cerca de 3% em relação a 2014. Assim, cada ponto percentual dessa centena e meia de milhões de eleitores representa 1,47 milhão de eleitores.
O Blog da Cidadania expõe essa informação porque ela vai provar que um ou mais institutos de pesquisa estão mentindo sobre as intenções de voto para a eleição presidencial do próximo dia 28.
Segundo pesquisa Datafolha também recém-divulgada, Bolsonaro tem 59% das intenções de votos válidos, sem contar eleitores dispostos a votar em branco ou nulo, ou que estão indecisos. Fernando Haddad teria 41%, nessa pesquisa.
Também a última pesquisa Ibope sobre a eleição presidencial mostra o candidato Bolsonaro com 59% das intenções de voto contra 41% de Fernando Haddad.
As duas pesquisas mostram uma vantagem de DEZOITO (!!) pontos percentuais para Bolsonaro em relação a Haddad. Se cada ponto percentual de intenção de voto encerra 1,47 milhão de eleitores, Bolsonaro teria VINTE E SEIS MILHÕES DE VOTOS de vantagem sobre Haddad… Certo?
Muito bem… Pesquisa Vox Populi recém divulgada conta história bem diferente. Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem 53% das intenções de votos válidos e Haddad tem 47%; a diferença entre os dois, nessa pesquisa, seria de apenas 6 pontos percentuais.
Fazendo o mesmo cálculo que para o resultado das pesquisas Datafolha Ibope, descobrimos que, no Vox Populi, Bolsonaro tem apenas OITO VÍRGULA OITO MILHÕES DE VOTOS de vantagem sobre Haddad.
A diferença da vantagem de Bolsonaro nas pesquisas Datafolha e Ibope, de um lado, e na pesquisa Vox Populi, de outro, é de DEZESSETE VÍRGULA DOIS MILHÕES DE VOTOS (!!)
Qualquer matemático ou estatístico dirá a você, caro leitor, que é LITERALMENTE IMPOSSÍVEL que pesquisas feitas sobre o mesmo universo estatístico possam chegar a diferença tão grande. É uma diferença praticamente igual a toda a população do Chile (!!).
Diante disso, na próxima semana o Blog da Cidadania representará à Procuradoria Geral Eleitoral contra os Institutos Datafolha, Ibope e Vox Populi pedindo que sejam investigados para saber qual deles está mentindo. Isso porque, sem sombra de dúvida, um deles está mentindo.
Detalhe: em 2010, o Blog da Cidadania fez denúncia igual e a Procuradoria mandou a Polícia Federal abrir investigação sobre TODOS os Institutos de pesquisa. Naquele ano, quem estava certo era o Vox Populi. E no primeiro turno da eleição deste ano, a pesquisa Vox Populi foi a que mais acertou.
Confira a reportagem em vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário