FolhaPE
A 11ª edição do Fórum Nordeste 2019, realizada hoje, no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, reúne empresários do segmento, parlamentares e representantes do poder público.
O encontro, que conta com o apoio do Sindaçúcar, através do seu presidente Renato Cunha, é comandado pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, e conta com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), de secretários estaduais, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e de representantes dos poderes Judiciário e do Legislativo. Em debate, os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas.
"Para nós é sempre uma iniciativa valorosa, na medida que a gente tira do eixo sul e trás para o Nordeste um debate tão contemporâneo que é o das energias renováveis para um mundo mais limpo e mais saudável", afirmou Eduardo Monteiro. O diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, destacou a importância do evento. "Sempre buscamos esse tema tão atual para o desenvolvimento do nosso país que são os biocombustíveis. É um evento que reúne todos os players do setor e é o maior evento fora do eixo Rio-São Paulo e maior evento do Nordeste", disse.
O governador Paulo Câmara deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a relevância do debate proposto pelo Fórum. "É uma grande honra o nosso Estado sediar e acolher um encontro em que autoridades e especialistas de setores estratégicos como o dos biocombustíveis e das energias limpas. O Brasil assumiu acertadamente metas ambiciosas ao assinar o Acordo de Paris, em 2016. Tenho consciência da relevância e urgência de todos esses tema sensíveis", destacou.
Ao lado da educação, a agenda ambiental é a que assume mais relevância. Nenhum governo pode subestimar os problemas e soluções que envolvem o meio ambiente. Investimentos em energia limpa podem significar desenvolvimento para a nossa região. Pernambuco está apto pois temos pessoal qualificado tecnologia e infraestrutura. Muito em breve assistiremos aqui uma grande revolução no campo da energia renovável. Tudo isso desencadeia um processo de melhorar na eficiência energética do nosso parque industrial que contribuirá na diminuição dos gases do efeito estufa e na substituição do petróleo e dos combustíveis fósseis", destacou o governador.
Já o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) lembrou que participa do evento desde sua origem."Esse Fórum se iniciou há 11 anos atrás e eu tive a alegria de participar do primeiro evento, como secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, no governo de Eduardo Campos. Ao longo do tempo tenho participado de todas as edições", lembrou.
O prefeito Geraldo Julio (PSB) afirmou que o tema está sendo discutido pelas cidades e que levará o debate aprofundado pelo Fórum Nordeste ao próximo encontro da 25ª Conferência do Clima (COP25) será realizada em Santiago, no Chile, entre 2 e 13 de dezembro. "Como prefeito da cidade quero agradecer a presença de todos e parabenizar o Grupo EQM pela 11ª edição do Fórum Nordeste. Para o Recife é muito importante receber pessoas de fora e fazer um debate tão qualificado. Estamos falando de biocombustíveis e de energia limpa num tempo e que o mundo indica todo dia que a precisamos mudar nosso comportamento", disse.
Fonte Magno Martins
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário