Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 22 de setembro de 2019

Jovens propõem ações que combatam mudanças do clima


Jovens ativistas querem espaço político para discutir ações que combatam mudanças climáticas. Manifestantes se encontraram com líderes na sede da ONU.
 Foto: STEPHANIE KEITH / AFP
O Globo - Por Laurie Goering, da Reuters
Jovens ativistas da mudança climática exigiram um papel maior na tomada de decisões ao se encontrarem com líderes na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, neste sábado. Eles alegam que sua crescente voz nas ruas ainda não lhes deu um lugar na mesa da política.
— As decisões sobre o nosso futuro ainda estão sendo tomadas em grande parte sem nós — disse Marina Melanidis, uma delegada canadense no encontro, realizado antes da cúpula da ONU, que ocorrerá na segunda-feira. O objetivo da reunião entre lideranças mundiais é acelerar as ações para combater o aquecimento global. — Os jovens merecem co-projetar seus próprios futuros, e honestamente, você não pode fazer isso sem a gente — disse ela a autoridades das Nações Unidas.
A ex-presidente chilena Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, concordou que os jovens deveriam ter mais influência sobre as políticas que os afetarão, particularmente no que diz respeito às mudanças climáticas.
— Precisamos de jovens representados nos locais onde as decisões são tomadas, em vez de simplesmente protestar fora desse sistema — disse ela.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reconheceu o papel principal dos jovens nos protestos de rua que pressionaram a urgência de conter o aquecimento global da agenda política. Mais de 4 milhões de pessoas marcharam na sexta-feira em uma série de manifestações em todo o mundo para exigir que os governos façam mais para conter as temperaturas mais altas e ajudar aqueles que sofrem com a piora do clima e do mar.
Diante da pressão, os governos estão começando a responder, e em grande parte essa mudança de postura é devido às demandas dos jovens, disse Guterres a cerca de mil ativistas climáticos de mais de 120 países que estiveram na cúpula neste sábado. 
— As mudanças climáticas estão correndo mais rápido do que nós — alertou sobre estar perdendo a corrida contra o aquecimento global. 
A adolescente sueca Greta Thunberg, uma figura proeminente do movimento juvenil, o descreveu o encontro deste sábado como “imparável”. Outros participantes falaram sobre os esforços que estão levando a reduzir as emissões ou reduzir os impactos climáticos. Isso inclui aplicativos para ajudar os agricultores africanos a se adaptarem às mudanças climáticas; campanhas para proibir o plástico, para ensinar os alunos sobre mudanças climáticas ou capturar dióxido de carbono do ar.
Perguntas difíceis 
Uma ativista desafiou o diretor ambiental da Microsoft, que estava em um painel julgando as apresentações dos jovens na cúpula, sobre os contratos da gigante de tecnologia com empresas de combustíveis fósseis.
— Você se importa mais com o lucro do que com a gente? — questionou ela, aplaudida pelos colegas. O funcionário respondeu que "todo o setor de tecnologia" estava lidando com este tipo de situação.
Outros ativistas disseram estar preparados para tomar ações pessoais fortes, como prometer não ter filhos até que seus governos ajam sobre as mudanças climáticas.
Emmanuel Mobijo, 24, do Sudão do Sul, que trabalha com inovação tecnológica e construção da paz, bem como com a ação climática em seu país devastado por conflitos, disse que as chuvas estão rapidamente se tornando mais escassas no país, o que é um problema, já que muitas famílias ainda dependem da agricultura.
Pita Taufatofua, um atleta olímpico de Tonga que vive na Austrália, caiu em prantos descrevendo como sua terra natal na ilha do Pacífico viu metade de seus edifícios destruídos por um poderoso ciclone enquanto ele competia no esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, na Coreia do Sul.
— Se 50% de Nova York desaparecesse, as pessoas agiriam — disse ele. — Metade do meu país foi arrasado em uma noite e as pessoas ainda não agiram
Madalena França via Magno Martins

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...