Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Resumo da história de Orobó, que faz hoje 91 anos...

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Descrição: Orobó é um pequeno município do Agreste de Pernambuco situado a cento e sete quilômetros da capital, Recife, possui hoje aproximadamente 25 mil habitantes, sendo a grande maioria mais de 80% morador da Zona Rural.
 Origem: Orobó pertencia ao município de Bom Jardim e há mais de um século atrás , vindo da cidade de Paudalho, aqui chegou o viajante desbravador Manoel José de Aguiar que se localizou onde hoje é a praça Coronel Abílio. Por ir dar água a seus animais numa fonte de água ali perto, teve o seu primeiro nome Olho-dágua -das - bestas . Depois foi derrubando matas para agricultura e queimando. O nome foi trocado para Queimadas. Com a evolução do povoado veio a luta de seus fundadores pela Emancipação, e em 11 de Setembro de 1928, ele foi emancipado de Bom Jardim. Ao se tornar município, com leis e governo próprio, não poderia continuar com o nome de Queimadas ,pois já havia outro município pernambucano de mesmo nome. Dai foi trocado para Orobó  em homenagem ao Rio que nasce na Serra do Orondongo e corta todo município. Orobó é de Origem indígena pois aqui viveram Índios. Somos um povo multicultural com raízes indígenas , africanas e europeia.
Aqui por muito tempo houve engenho, plantação de cana-de- açúcar, café e regime nos moldes escravocrata.
Economia Hoje-  Agricultura de subsistência, criação de gado e suínos caprinos e avicultura. O município não possui indústrias nem fábricas para garantir emprego. Há apenas pequenos comércios autônimos insuficientes para atender a procura por emprego, ficando a PMO muito sufocada para inchar a folha de pagamentos que acaba sendo uma ajuda humanitária e não um emprego. 
Nasce ai o problema da imigração de famílias inteiras para trabalhar nas grandes cidades principalmente SP e RJ. Assim uma nova categoria de Oroboenses bem sucedidos, os cigarreiros,são obrigados a viver longe da sua terra natal, convivendo bem financeiramente mas com a saudade da terrinha.

Política: fincada nas bases do coronelismo, assistencialismo, e política de Direita, Orobó viveu 40 anos de uma Oligarquia da Família Aguiar, que após perder para um sindicalista, capoeirense nunca mais voltou ao poder.
Em tempos remotos, os Aguiar de Rafael, Marieta e José Geraldo, destacaram-se por ser em meio aos robores dos coronéis , pessoas com um certo grau de humanidade no auxílio aos miseráveis.
Foi ai que Apareceu o "Caperista" Manoel João e venceu as eleições com a força sindical. Orobó nunca mais foi o mesmo!
 Ele deixou um legado imensamente revolucionário, claro, dentro das precárias condições da época. Ele fez um primeiro mandato brilhante: derrubou casas de pau-a -pique e palha e ergueu casinhas pequenas mas decentes, fez fossas e o pobre deixou de fazer cocô no mato. Botou os pobres para limpar estradas e com isso ganhar o pão, apagou os candenheiros num projeto junto com Arrás levando a iluminação a Zona Rural e depois foi reeleito e continuou o segundo mandato fazendo o povo melhorar a cada dia. Manoel João foi quem iniciou o calçamento das vilas rurais e trouxe o primeiro trio elétrico para Orobó.
Em seguida trouxe seu amigo Zé Francisco de Brasília, pouco conhecido em Orobó e deu a ele a vitória.
Zé Francisco fez um mandato excelente. Com ele Orobó continuou crescendo , progredindo e a Educação de Orobó foi a melhor de todos os tempos.
Com Jozefa Martins na Educação vivemos uma verdadeira Revolução no ensino Aprendizagem. Tempo bom! éramos felizes e não sabíamos! O professor além de seus direitos recebíamos gordos abonos salariais, chegamos a ter até décimo sexto salário. (adeus aos nossos rateios).
Depois dos 8 anos de zé Francisco veio o terceiro mandato de Manoel João que não foi bom. Alguma coisa deu errado. Talvez escolha de equipe. Não se sabe o que aconteceu, mas o povo estava insastisfeito, por isso cometeu o erro de trocar o que não tava bom, por algo indiscutivelmente muito  pior . Ninguém tinha bola de cristal e um jovem afoito, na época muito simpático,  apareceu prometendo mudar o que estava errado. Quem poderia prever que estava chocando o ovo da cobra? O povo acreditou e caímos na tirania dos tempos atuais.
Orobó - Hoje.
Chaparral o prefeito das Obras?
Verdade?
Há muita maquiagem e muita fantasia nessa nova paisagem
Muitas Obras são apenas reformadas com um preço exorbitante e inauguradas como um grande projeto. Outras realmente são construídas. A que preço?
Se uma pedra de calçamento, ou uma lâmpada é colocada em qualquer sítio prepare-se vem pesados impostos por ai...
A população de Orobó paga os mais caros impostos do Brasil.
O Servidor público desconta 14% do seu salário, a maior alíquota do Brasil. uma pessoa que ganha um salário mínimo desconta aproximadamente cento e quarenta reais. Sem contar na perda e cortes de direitos adquiridos, sem explicação.
Foi o primeiro prefeito a cobrar IPTU rural, que é um imposto para quem mora na cidade. A iluminação pública tem um imposto que supera  o consumo de uma pessoa de baixa renda na administração de Manoel João, e, sobe tudo todo ano de forma desordenada: alvarás de carro, taxa de cementério até os bancos de rua.
Como mantém o apoio de tanta gente com tanta crueldade com os pobres?
O uso do poder e do dinheiro compra toda a imprensa livre regional, seja radialistas, blogueiros, e ate a Globo tem aparecido por aqui. De graça? Claro que não! Ai se vai muito dinheiro público no departamento de propaganda.
Além disso,  não é difícil imaginar como opositores que se manifestam publicamente, de repente passam a elogiá-lo e venerá-lo como Deus!
Persegue e domina chantageando cada pessoa que tem um emprego seja digno ou desses de um salário para três. Quem não se curva a ele, arrumou um inferno para sua vida até que o demônio passe! Com medo as pessoas o obedecem muito mais por medo que respeito. Outro fator é a lavagem cerebral feita pela propaganda que parece ser verdade, o que até Deus duvida.
Este homem já teve Mandato cassado , na sua administração dinheiro mais de um milhão e meio roubado do IPREO, muita gente perseguida e humilhada por ele,teve até gente com casa derrubada com um trator da prefeitura,  a lei não é obedecida em seu governo e nada acontece com ele. Continua sobrevivendo a isso dando risadas e zombando do povo.
E assim  este projeto de ditador  impera governando pelo 7 anos nossa terra.

Desanimar?
Nunca!
Não há mal que sempre dure. Como todos passaram, ele também passará e Orobó é muito maior e mais bonito que que essa sujeirada toda. 
Quem sabe num futuro próximo, teremos novos capítulos e novas histórias.
Parabéns Orobó! Apesar de tudo isso. Eu te amo e não vou desistir de você!

Por Madalena França




Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...