Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 24 de abril de 2021

TCU informa: Corrupção aumentou na pandemia com o afrouxamento do estado de calamidade

 Postado por Madalena França

(informação do Blog da Noelia Brito)

Foto: Reprodução

 

O TCU utilizou de ferramentas de inteligência artificial (robôs) para rastrear diários oficiais, cruzar 90 bancos de dados e detectou preços incompatíveis com os de mercado, muitas empresas recém criadas só pra atuarem na pandemia, compras superestima, vínculos de sócios com gestores, entre outras irregularidades.

 

Em entrevista à Rádio Senado, o secretário de Estratégia de Combate a Fraudes do Tribunal de Contas da União, Rainério Leite, confirmou o aumento nos casos de desvio de dinheiro público decorrentes do afrouxamento da legislação de controle, por causa do estado de calamidade. Ele disse que o TCU adotou programa especial para ajudar a orientar os governos a gastarem adequadamente os recursos disponíveis para o combate à pandemia, sem abrir mão da fiscalização rigorosa.

Segundo o secretário, o TCU criou o Programa Coopera, guiado por duas vertentes: orientar os governos na forma de gastar os recursos federais recebidos e apurar casos de desvios desses recursos.

Rainério Leite contou, ainda, que a Corte se utilizou de ferramentas de inteligência artificial (robôs) para rastrear diários oficiais, cruzar dados com 90 bancos de dados, inclusive da Receita Federal e foi possível detectar preços incompatíveis com os de mercado, muitas empresas recém criadas só pra atuarem na pandemia, compras superestima, vínculos de sócios com gestores, entre outras irregularidades. Ainda segundo ele, somente no ano de 2019, o uso desses "robôs" evitou 4 bilhões de reais em desvios de recursos públicos.

Segundo a ONU, a corrupção abarca 5% do PIB mundial.

 

Rádio Senado

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...