Para que a população fique por dentro do assunto é preciso entender: O que é uma UEX?
Imagens Ilustrativas.
As unidades executoras receberam este nome genérico e passaram a ter maior importância a partir de meados da década de 90, quando o MEC passou a transferir recursos financeiros diretamente para as unidades escolares, de acordo com o princípio da escola autônoma, estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Dessa forma, o importante é a escola criar a UEX com a denominação que lhe convier, mas tendo como princípio básico ser uma entidade que congregue pais, alunos, funcionários da escola, professores, objetivando a cooperação e a integração entre escola e comunidade nas ações socioeducacionais. Desta feita e de modo claro, é um dinheiro que vem diretamente para cada escola e a comunidade escolar decide em decisão colegiada o que comprar com esses recursos. Eles são divididos em duas partes. Uma material pedagógico de auxílio ao ensino aprendizagem (papel ofício, lápis coloridos, cola, tesoura, pilotos, tintas para impressora,cartolinas, mapas , jogos educativos,papeis diversos, fitas,etc... e material de consumo durável, como retroprojetor, impressoras,estantes, material de cozinha etc).
Deve haver uma reunião prévia com o conselho e todos os interessados gestores, professores para decidir: o que comprar? quando onde? e de depois prestar contas das notas fiscais dos objetos adquiridos, e o resultado final de receita e despesa. Isso é a Escola o órgão autônomo e Independente que deve fazer e depois prestar conta à secretaria de educação, a qual presta conta ao MEC.
Nesta Gestão " Transparente" às avessas, a ordem das coisas se inverteram. Os professores não sabem mais, quando chega de recurso, o que foi comprado e nem participa de nada. O dinheiro das escolas foram confiscados, é mando migalhas de material escolar, faltam quase tudo nas escolas, e é a secretária de Educação que vai prestar contas aos vereadores? Como? Han? A quem mais interessa essa prestação de Contas? Está de piada? Será que os professores serão chamados para dizer o que realmente falta nas escolas? Já teve dias de faltar até papel higiênico e ter que deixar uma criança no banheiro suja esperando que uma funcionária da escola se compadecesse e comprasse um rolinho de papel no supermercado próximo. Isso ocorreu em 2017 na gestão Transparente e nota dez. Culpa dos gestores? Claro que não! Eles não tem a posse do Dinheiro da escola. Assinam os cheques e o prefeito nota dez e sua secretária decidem o resto.
Perguntar não ofende: Cadê o dinheiro que estava aqui?
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário