Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mil juristas pedem voto em Haddad pela democracia


Do blog do Marcelo Auler, recolho o  manifesto de advogados, juristas e professores de Direito, divulgado ontem, pedindo o voto em Fernando Haddad “independentemente de eventuais diferenças programáticas , pelo fato de ser o único , nesse segundo turno, capaz de garantir a  continuidade do regime democrático e dos direitos que lhe são inerentes, num ambiente de paz , de tolerância e de garantia das liberdades públicas”.
Entre eles, não faltam figuras que nem de longe podem ser chamada de petistas, como dois ex-ministros de Fernando Henrique Cardoso – José Carlos Dias (Justiça) e Paulo Sérgio Pinheiro (Direitos Humanos) –  o ministro aposentado do Supremo, Sepúlveda Pertence; o ex-Procurador Geral da República, Claudio Fonteles e juristas consagrados, como Cândido Mendes, Dalmo Dallari, Eduardo Seabra Fagundes (que presidia a OAB quando um atentado na sede da entidade  matou D. Lyda Monteiro da Silva) e  muitos outros.
No texto, eles apelam para que “brasileiras e brasileiros de todos os credos, raças, etnias, profissões, filiações políticas, orientações sexuais e de gênero, damo-nos as mãos para pedir paz e, mais do que tudo, a preservação da democracia”.
“Rejeitamos o rancor e a divisão entre brasileiros. Temos a Constituição mais democrática do mundo, que diz que nosso Brasil é uma República que visa a erradicar a pobreza, fazer justiça social, reduzir desigualdades regionais, incentivar a cultura e promover a solidariedade. Este é o nosso desejo neste momento de crise. O respeito às leis, à Constituição e aquilo que não se pode tocar nem ver: a democracia.”
O texto completo do manifesto e a lista de signatários estão no Blog do Marcelo Auler

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...