Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Novela dos Precatórios: Professores voltam a ter esperança.

Orobó deve receber perto de 15 Milhões dos Precatórios do FUNDEB. Bom para todos, mas a novela se os professores abocanharão sua parte de 60% continua nas instâncias superiores.


 Os professores que sonham em abocanhar parte dos 60% do valor dos precatórios liberados pela União aos municípios, ganharam um alento, ontem: o ministro Luiz Fux, do STF, deu 10 dias ao TCU para se manifestar, em resposta ao mandado de segurança do deputado Fernando Rodolfo (PL).(Magno Martins).
O dinheiro tem prazo para chegar e para que os municípios recebam e repartam. Em decisões anteriores vários Municípios foram contemplados, inclusive  repartiram de acordo com a lei do FUNDEF, na época: 60% para pagamento de professores e 40 % para outros investimentos em Educação. Com a entrada dos novos rumos no Governo Federal, o Tribunal de contas da União inventou moda e mudou o que já havia sido feito, impedindo pagamento aos professores. 
Ficou as perguntas: E quem já recebeu vai devolver?
O município vizinho de Casinhas aqui em Pernambuco a uns três anos foi um deles. Houve professora do ensino Fundamental I que recebeu em torno de 20 mil reais, quem tinha dois vínculos chegou a receber quarenta mil ,outras mais, Pois era proporcional ao salário que cada uma recebia na época corrigidos.
O brilhante deputado Fernando Rodolfo lutador pela causa entrou com um Mandado de Segurança no Supremo e agora o Ministro Luix Fux deu dez dias para o Tribunal de contas responder e Liberar o Dinheiro aos municípios que devem pagar aos professores se for favorável até dezembro desde ano. Cruzem as mãos e rezem, por que professor é muito odiado por políticos. Vamos rezar para dar certo?
Quem tem direito a receber?
Todo aquele que trabalhava na época e recebia pelo FUNDEF, de primeiro ano ao nono , mesmo que já esteja aposentado.
Na conta de Orobó estavam dez milhões na época, mas quem entende de finanças diz que corrigidos pelo tempo passado, já se aproxima de 15 Milhões. Ganham todos, o Município e nós professores. Seria um grande alento na economia do Município nesses tempos difíceis. 
Após a conclusão desse Mandato de Segurança o Dinheiro de todo jeito deve ser liberado aos municípios que obrigatoriamente tem que ser investido em Educação. Aguardemos!
Por Madalena França.

Sem comentários:

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que estabelece diretrizes para prevenir e combater abusos sexuais co...