Postado por Madalena França
O ex-presidente Fernando Collor foi ao Twitter nesta segunda-feira (18) para falar, trinta anos depois, perdão por ter confiscado a poupança de milhões de brasileiros. Uma medida que gerou caos econômico e custou vidas com o suicídio de centenas de pessoas. O confisco pegou o país de surpresa em 16 de março de 1990. Não sei se o assassino indireto de tanta gente ,tem esse direito.
Collor durante o segundo turno das eleições presidenciais de 1989 acusava Lula de planejar o confisco da poupança e das casas das pessoas. Mas foi Collor no governo que aplicou a perversa medida do confisco da poupança.
“Pessoal, entendo que é chegado o momento de falar aqui, com ainda mais clareza, de um assunto delicado e importante: o bloqueio dos ativos no começo do meu governo. Quando assumi o governo, o país enfrentava imensa desorganização econômica, por causa da hiperinflação: 80% ao mês!”, escreveu. Não sei se os mortos por suicídio já conseguiram lhe perdoar. Mas 30 anos ainda é pouco tempo para os vivos esquecerem.
Pessoal, entendo que é chegado o momento de falar aqui, com ainda mais clareza, de um assunto delicado e importante: o bloqueio dos ativos no começo do meu governo. Quando assumi o governo, o país enfrentava imensa desorganização econômica, por causa da hiperinflação: 80% ao mês!
Sem comentários:
Enviar um comentário