Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 26 de maio de 2020

Me desculpe a Educação de Orobó: antes só do que mal auxiliada!

Prestem atenção nessas imagens abaixo:




Todos que leem meu blog devem ter observado que cobrei como cidadã e como professora , os conteúdos Curriculares de Direitos Humanos e Cidadania, pois nunca havia recebido e sempre me virei sozinha. Falar de cidadania para mim, é algo que me faz bem. Alás, ser cidadão vai muito além de ter um nome um documento e pertencer a uma nação ,ou saber ler e escrever. Ser cidadão é transformar o mundo todo dia num lugar melhor. É fazer hoje melhor que ontem e planejar o amanhã, melhor que hoje.
Por isso eu começo no 6º ano, pelos fundamentos do direito: Sempre trabalhei os conceitos de Direitos, Deveres, Democracia, Ética, Preconceito e Discriminação, o Estatuto da Criança e do adolescente, as datas festivas que representa o nacionalismo e o patriotismo, como emancipação polítca do município e do Brasil, liberdade dos escravos, Direitos e deveres do aluno, a classificação dos direitos em fundamentais: civis, político e de Solidariedade. No 7 ano isso é aprofundado, de maneira mais contextualizada pelo nível de entendimento do aluno e acrescentado outros assuntos de interesse do aluno.
Quando chegamos ao 8º ano , ai se vai falar da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, inclusive coincide com Revolução Francesa assunto da mesma série, e ai vamos para o Liberalismo as lutas por direito, o surgimento dos sindicatos e Organização de classes, Prostituição Infantil, o perigo das Redes Socias,  o direito a informação. Resumindo ,o Direito de ter Direitos .
No nono ano , as questões mais polêmicas como relação de gêneros, homoafetividade, as bases fundamentais da Constituição Federal. A tortura, a relação entre os poderes Legislativo , Executivo e Judiciário que devem ser independentes e harmônicos. É quem determina a lei e a ordem, a questão da importância do voto e do respeito a opinião alheia, o Feminismo, a violência entre negros, pobre e mulheres, a questão das drogas, o direito ao acesso a informação pública, entre outros assuntos ( mais apropriados a um adolescente).
Hoje eu recebi em Casa, um planejamento enviado  pela Secretaria de Educação. Observem : do 6º ao 9º ano é um planejamento só. Nunca vi isso em toda minha vida.
Me desculpe a Educação:Antes só do que mal auxiliada!
Se eu chegar com um assunto desses no 9º ano o aluno vai me perguntar se eu regredi a 4 anos atrás?
Eu não aguentaria estudar durante 4 anos o mesmo assunto mesmo que fosse com didáticas diferentes. Sinceramente, eu gostaria de entender se isso foi uma brincadeira comigo? Uma pegadinha? Ou se vocês estão precisando de uma capacitação ao contrário. Sou eu quem preciso dar umas aulinhas pra vocês! precisando; fiquem à vontade.

Por Madalena França.

Sem comentários:

Oswaldo Montenegro, João Bosco & Vinicius, Revelação e Iguinho & Lulinna dentre atrações da Expoagro

  Publicado em  Notícias   por  Nill Júnior   Postado por Madalena França O prefeito Sandrinho Palmeira anunciou  em sua rede social as atra...