O Consórcio Nordeste, formado por governadores da região, anunciou a compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, do Instituto Gameleya, na Rússia. O acordo firmado prevê que o imunizante seja encaminhado ao plano nacional de vacinação contra a Covid-19 assim que a Anvisa aprovar o uso para os brasileiros.
A negociação foi apresentada, ontem, em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), as tratativas tiveram início no ano passado e foram feitas pelo presidente do consórcio, Rui Costa (PT), diretamente com o Fundo Russo de Investimento Direto.
"Essa é uma vitória do Consórcio Nordeste, que vem negociando a compra diretamente com o Fundo Soberano Russo desde o ano passado, sob a liderança do governador Rui Costa, da Bahia", escreveu Azevêdo em sua conta oficial no Twitter. Cada dose custará US$ 9,95.
Governo Federal adquire 10 milhões de doses da vacina russa
Em paralelo, o Ministério da Saúde assinou, hoje, um contrato de 10 milhões de doses da Sputnik V. O acordo prevê que 400 mil vacinas cheguem ao Brasil até o final de abril e que todos as doses sejam entregues até junho deste ano. A unidade custará US$ 13, saindo mais cara do que as adquiridas pelos nordestinos.
Sem comentários:
Enviar um comentário