Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Fórum de Aldeia pressiona contra via em área ambiental

 

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Um grupo de moradores do bairro de Aldeia, em Camaragibe, se mobilizou na tentativa de impedir que o Arco Viário Metropolitano passe por uma área de proteção ambiental (APA), que contém um trecho de Mata Atlântica. Em 2010, por meio de decreto, o então governador Eduardo Campos criou a APA Aldeia-Beberibe justamente para preservar a fauna e a flora que restam no local.

O Fórum Socioambiental de Aldeia criou uma campanha intitulada "Arrudeia!", enfatizando os danos que serão causados se o Arco atravessar a área de Mata. Através de um vídeo, o grupo defende o redesenho do projeto do Governo de Pernambuco (assista acima).

Uma carta também foi endereçada ao atual governador, Paulo Câmara (PSB), lembrando da ação que Eduardo Campos tomou para blindar a área: 

"A proposta atual (reeditada) do arco vai destruir matas, matar animais silvestres, impactar nascentes e cursos d'água (responsáveis por abastecer 1 milhão de pessoas na RMR) e desestabilizar ainda mais o regime de chuvas de toda a região. Nossa luta levou Eduardo Campos a criar a APA. Anos depois, em 2019, na Semana do Clima, em Nova Iorque, o senhor disse: 'A melhor forma de dar concretude à nossa visão de mundo é pela ação'", diz um trecho do documento.

SOBRE O ARCO METROPOLITANO

O Governo de Pernambuco pretende construir uma via expressa entre Goiana, na Mata Norte, e o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O objetivo da administração estadual é destravar trechos urbanos. O investimento previsto é de R$ 4 milhões.

No último dia 23 de março, houve o lançamento de um edital para a elaboração do trecho sul do Arco Metropolitano, com 45,3 km de extensão e que compreende a BR-408 em Paudalho e a BR-101 Sul, no Cabo.


Sem comentários:

Orobó: Um encontro para celebrar a dignidade política e a vitória de ser cidadão pleno...

  No último domingo, 17 de Outubro, houve um encntro de amigos, que celebraram juntos o direito de ser livre, de ter dignidade cidadã, de di...