Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 12 de novembro de 2022

Lula pode revogar mais de 200 atos de Bolsonaro sem passar pelo Congresso



 Uma proposta de revogação de mais de 200 decretos e outras normas infralegais do governo Jair Bolsonaro foi entregue à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, representando a equipe de transição do governo Lula, nesta quinta (10). Em 192 páginas, o documento traz sugestões de anulação de atos do atual presidente em 20 áreas – desde os que facilitaram o acesso a armas e munições até a “boiada” que atropelou normas de proteção ambiental.

Chamada de “Revogaço”, a pesquisa foi realizada pelas Fundações Lauro Campos e Marielle Franco, ligada ao PSOL, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. De acordo com seus representantes, que entregaram o documento à presidente do PT, Lula poderia cancelar essas decisões nos primeiros dias do governo sem passar pelo Congresso Nacional, uma vez que Bolsonaro as baixou sem precisar do parlamento. O deputado federal eleito, Guilherme Boulos (PSOL-SP), participou da reunião. As informações são do colunista Leonardo Sakamoto, do UOL.

A proposta é baseada em um levantamento que analisou mais de 20 mil decretos, portarias, instruções normativas, resoluções e outras medidas editados pela gestão Jair Bolsonaro que, segundo os pesquisadores, desestruturaram o Estado e desmontaram preceitos da Constituição Federal de 1988.

As propostas cancelam decisões que enfraqueceram o combate à fome e reduziram a participação popular em instâncias governamentais, bem como a transparência em ações do Estado. E dificultaram o combate à violência contra a mulher e a efetivação dos direitos territoriais dos povos indígenas.

O cientista político Josué Medeiros, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Observatório Político e Eleitoral, que esteve à frente do levantamento, também destaca como revogável a permissão para a instalação de 200 escolas cívico-militares. Na sua avaliação, o decreto representa um “ataque à democracia” ao militarizar escolas.

Relatório fala em ‘Método Bolsonaro de Destruição’

“Fizemos um diagnóstico muito consistente sobre o ‘Método Bolsonaro de Destruição’ e apontamos caminhos para começar a reverter esse processo. Além da equipe de transição, vamos apresentar o documento a parlamentares e movimentos sociais como forma de ajudar”, afirmou Natalia Szermeta, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Tal método, segundo o relatório, “promove a asfixia material das estruturas do Estado, inviabiliza os seus sentidos públicos e universais previstos na Constituição de 1988, deslegitima junto à população a cidadania e legitima a violência e o autoritarismo”, além de “desarticular as políticas públicas em todos os níveis e em todas as áreas em que atua o Estado brasileiro”.

“Dois pontos chamam a atenção. Primeiro, o desmonte da institucionalidade brasileira na estrutura que cumpria direitos sociais ambientais, como o Incra, e dos direitos dos povos indígenas”, afirma Jorge Pereira Filho, coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo.

“Outro campo fundamental é a educação. Esse método bolsonarista, por um lado, zera recursos públicos e, por outro, transforma o direito em uma mercadoria. No orçamento de 2023, por exemplo, ele zera investimento na construção e na manutenção de creches e implementa um voucher para que a população possa comprar o serviço no mercado privado”, completa.

Sem comentários:

A versão de Dui do Bujão e a resposta da Blogueira em defesa da parte que lhe toca....

 Em respeito ao meu público , pelos mais de 10 anos deste honrado veículo de informação venho postar a versão enviada pelo empresário Eduard...