O professor é o pai de todas as profissões. Porém muito mau valorizado no Brasil e culpado pelos fracassos que deveria ser apontado a todos. Até a Pandemia colocou os professores na cruz para o Cristo em sacrifício.
As aulas remotas já chegaram a caso de Justiça na região. Acabo de ler e postar recomendação do MP, para a SE de Machados.
Venho aqui chamar atenção para o compromisso de todos: Escola, família, alunos , professores, e indiscutivelvente a Secretaria de Educação de Orobó para não cairmos na mesma lista e fazer aqui um desabafo como tomada de consciência a todos os envolvidos. Cada um faça seu papel, mas as mão precisam se juntarem para dar certo.
As aulas do novo tempo, botou a prova quanto nós professores da Rede Pública somos carentes e precisamos de ajuda. Confesso que eu senti e sinto dificuldades em ministrar essas aulas com qualidade de quase perfeição, como deveria ser. Não foi fácil. No início, eu quase enloqueço. Ninguém de nós estava preparado para o inesperado . Nós professores com mais de 50 anos, não fomos criados na Era digital. Os alunos geração do tempo atual, sabem muito mais que nós, lhe dá com essa ferramenta.
Dificuldade número 1- para mim, foi acessar as plantaformas. Não consegui, parti para o uso do Watzap. Tive que preparar vídeos em tempo real, Áudios explicativos, selecionar temas e textos menores e diretos, imagens, em fim. Tinha que começar por algum lugar. Segurei na mão de Deus e mergulhei na nova empreitada.
2- Nossos alunos na sua maioria, não tem internet em casa e muitos nem celular. Resultado é não chegar a todos.
3- Perca de privacidade; Nós professores abrimos nossa casa, gastamos mais nossa energia, o tempo que levamos para preparar uma aula remota, acompanhar, tirar dúvidas, corrigir um a um, pela tela de um celular são dez vezes maiores do que uma aula presencial, olho no olho, com debate e correções coletivas. De inicio , tinha aluno me enviando tarefa no domingo as dez da noite. Foi quando criei regras de acordo de convivência e agora só recebo de segunda a sexta de 700 h as 16;00h o que chamo de dias úteis.
4- Da família- antes dávamos aula para o aluno, hoje é para o pai, a mãe, a vó, a tia, a vizinha, o que expõe nosso trabalho a julgamento de todos. Entre eles, estão quem gosta da gente e quem não gosta. Estamos muito mais sujeitos a críticas e também a elogios. Para nós, é como se tívessemos nus diante da sociedade. Quem gosta de ser vigiado o tempo todo? Você assistiria ao filme de tudo que fez na vida numa sala com todo mundo junto? É assim que nos sentimos.
Ainda tem mãe que pensa que nós somos bobas. Elas mesmo fazem a tarefa dos filhos para se desocupar logo. Assim eles aprendem? Todo professor sabe diferenciar a linguagem de um aluno de sexto ano por exemplo e de um adulto ou de uma pessoa letrada, quando eles copiam e colam diretamente de artigos da internet sem tirar nem por.
5- Em História é ainda pior. Na Histórias não há verdades absolutas. Há várias versões de um mesmo fato. Exige debate e formação de Opiniões. Os próprios livros são distintos. É preciso entender o passado para compreender o presente e se fazer autor de sua própria história para se mudar o futuro. Exige compreensão, tempo, muita leitura, Tolerância, religiosa, cultural, etnica e consciência cidadã. Fazer isso por aulas remotas é complicado. É muito diferente de uma regra gramatical, da Língua Portuguesa ou de uma regra para se chegar a um cálculo matemático que há poucos caminhos ou a regra é única.
6- Falta do Livro didático a todos. Eu fotografo e envio pelo watzap.
7- A memória do celular acaba, o toque do chamado de muita gente ao mesmo tempo é irritante, as várias perguntas ao mesmo tempo nos divide em 100... É tanta dificuldade que eu diria que os profissionais da saúde e da Educação são os Cristos da Pandemia.
8- Muito mais trabalho, muito mais tempo a disposição, nem um real a mais e críticas para todo lado.
Falando de Mim: Faço o máximo que posso e o que sei.Tenho a consciência tranquila do meu esforço. Só não posso garantir que o resultado foi tão satisfatório como exigem os que pouco fazem.
Nesse período- eu já lancei concurso da melhor frase contra o racismo com direito a prêmios e tudo.
Gravei videos, trabalhei com o livro e textos, gravei áudios, pedi vídeos dos alunos sobre o que aprenderam, fiz avaliações dos asuntos mesmo virtuais. Estou com a consciência tranquila do dever cumprido. Cabe a cada um fazer o seu. Pois o retorno é pequeno e o público atingido ainda é muito insignificante. Vários alunos sem se envolver. Já estou preparando um simulado de todos os assuntos estudados remotamente, para ver o que ficou do que foi dado e se mesmo assim valeu a pena.
Prêmio do concurso Combate ao racismo:
Meio ambiente:
Como disse o Pensador: " professor está sempre errado. Mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele". "Não existe nem uma profissão letrada que nunca teve um professor"
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário