Fonte: Blog do Agreste
Postado por Madalena França
As notícias falsas (Fake News) continuam fazendo novas vítimas e destruindo vidas. No segmento político, diariamente a população tem relatos de casos em todas as esferas. Com a aproximação do período eleitoral, a situação fica ainda mais delicada. Infelizmente, para muitos, criar fatos mentirosos virou estratégia de campanha. Paralelo tem milhares de internautas que disseminam a falsa informação sem ao menos procurar saber a fonte. E o pior: grupos compartilham sabendo que não procede.
Um amplo debate acontece para tentar dar um basta, o que não será nada fácil. Hoje, às 9h, a Câmara dos Deputados retoma uma série de debates sobre a criação de uma lei para combater fake news. Muitas propostas já foram apresentadas, mas tudo segue sem um denominador comum. Inclusive, um Projeto de Lei do Senado cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais, e é a partir daí que começam os embates.
O assunto tem provocado polêmica nos corredores de Brasília, pois os favoráveis cobram ações para colocar um “ponto final” no financiamento de notícias falsas, enquanto os contrários dizem que as medidas podem gerar censura. Atualmente, aproximadamente 50 projetos de lei sobre a temática tramitam na Câmara. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende a criação de um texto que mantenha a liberdade de expressão, mas que também puna os que usam as redes sociais indevidamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário