O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, caso comprovadas as denúncias contra o governo federal, a CPI da Covid deveria pedir a interdição ou o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Liberal, divulgada ontem, e quebra o silêncio do petista sobre as suspeitas contra o Planalto.
Ao ser questionado sobre os CPI da Covid, Lula disse que a comissão está “desnudando o monstro que foi plantado no Brasil” e afirmou que os senadores devem apurar “todas as denúncias” contra o governo federal.
“Se for verdade as denúncias de corrupção na compra das vacinas, as denúncias do gabinete paralelo, se for verdade todas as coisas que estão falando contra o governo e contra ministros do governo, acho que a CPI pode pedir à Suprema Corte a interdição de Bolsonaro ou, com base no relatório, [protocolar] mais um pedido de impeachment“, disse Lula.
Lula criticou o governo Bolsonaro e afirmou que o presidente deve ser tratado como um “genocida” por ter “desrespeito com a humanidade“. Para o petista, o chamado “superpedido de impeachment” protocolado na 4ª feira (30.jun.2021) é “robusto” e cabe agora ao STF (Supremo Tribunal Federal) avaliar pedido do PT para obrigar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a avaliá-lo.
“Faço questão de dizer que Bolsonaro tem que ser tratado como genocida. Eu nunca vi ninguém tratar com tanto desrespeito a humanidade como Bolsonaro tem tratado desde que tomou posse e depois que começou a pandemia“, disse Lula, citando o episódio em que Bolsonaro retirou a máscara de uma criança durante passagem por Pau dos Ferros (RN), no dia 24 de junho. “Isso só demonstra o comportamento genocida do presidente da República com o seu povo“.
2º TURNO COM CIRO GOMES
Na mesma entrevista, Lula disse que seria “extraordinário para o Brasil” um eventual 2º turno nas eleições de 2022 entre ele e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Na 6ª feira (2.jul.2021), em entrevista ao portal UOL, o pedetista disse que disputaria a presidência com Lula em 2022.
“Seria extraordinário para o Brasil que disputasse Ciro e eu no segundo turno. Seria uma vitória da democracia esplendorosa, como era vitoriosa a democracia quando eu disputava o segundo turno com o Fernando Henrique, com o Serra, com o Alckmin“, disse Lula. “Se o Ciro for para o segundo turno será uma vitória exuberante da democracia”.
*Do Poder360
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário