Para quem é professor em Orobó, seja ativo ou aposentado, acende-se uma nova preocupação. Em julho de deste ano depois de muita luta foi corrigido o Piso salarial do Magistério, sobre grande mobilização nas ruas, e recomendação do Dr. Promotor, sua excelência Thiago Meira. Era o sétimo mês do ano, e ja haviam se passado seis meses. Como a lei 11.738/2008 que criou o FUNDEB o reajuste anual é de cada primeiro de janeiro, o Senhor prefeito Biu Abreu, nos devia o primeiro semestre do ano. Um projeto foi enviado a Câmara dividindo esse retroativo em 18 meses. Além disso acrescido na nossa folha de pagamento o que onerou os professores que ao em vez de receber juros, estamos pagando juros para receber, porque é acrescido ao imposto de renda e ao IPREO, além disso ,ultrapassa o teto de 4 mil, o que faz o aposentado passar a descontar 14 %. Resumindo foi uma trama maléfica onde todos os professores tiveram o reajuste reduzido pela metade. Somente a prefeitura ganhou.
Para que as professoras aceitassem todas essas desvantagens, 7 vereadores da situação e o próprio prefeito saíram visitando escolas e fazendo uma espécie de chantagem. Ou se aceitava isso, ou se perderia tudo. Muito bem a maioria dos professores aceitaram e o desvantajoso acordo foi feito. Porém o próprio prefeito Biu Abreu dizia, que as 18 vezes era só no papel, mas que ele pagaria em 2, 3, 4, conforme pudesse. Acontece que chegamos ao penúltimo mês do ano, e até agora, são as 18 vezes que está valendo. Recebemos 4 parcelas apenas e faltam 16. Bora Biu!!!!! cumpra sua palavra porque em janeiro vem ai em torno de 20% de reajuste. a previsão do MEC é essa. Pode ser um pouquinho mais, ou um pouquinho menos. Em dezembro sai o veredito final. Fico imaginando, se vai ter cumprimento este ano, já que a prefeitura passará a ser governada por um prefeito e não por três, ou se vai como eu avisei, virar uma bola de neve.
Com a palavra, nosso prefeito Biu Abreu. Bora Biu!
Outro assunto que é sigilo não sabemos se de 100 anos ou menos é os precatórios do fundef. O estado já recebeu, vários municípios já receberam e a plataforma de informação do governo federal diz que todos os municípios receberão a primeira parcela de três vezes até novembro e a prefeitura tem obrigação de repassar 60% aos professores e ou herdeiros dos que trabalharam entre 97 e 2008 na educação, seja efetivo ou contatado até dezembro deste ano. Como Orobó é pequena os boatos informam que o dinheiro de Orobó já entrou. Até aqui Biu não se pronunciou. Bora Biu! é hora de falar e de agir.
O professor merece esclarecimento e respeito. Embora muitas não mereçam por aceitar essa situação como presente de Deus, estou cobrando , não por elas, mas por mim que tenho direito também.
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário