Muitas vezes na linguagem popular escutei pais analfabetos dizerem aos filhos, estudem para ser gente, para ser alguém na vida. Na verdade, para muita gente um diploma é passaporte para o sucesso, para a felicidade. A realidade e que todos são gente e todo mundo é alguém. O que os pais querem orientar é para os filhos serem cidadãos de bem. Mas será que diplomas de professores, de mestres, doutores em Educação, fazem alguém Cidadão?! A resposta é não! Existem muitos letrados analfabetos políticos, egoístas e ambiciosos demais para olhar para o outro ou para outrem. Diploma não garante caráter, nem cidadania. O diploma talvez garanta conhecimento, o que determina a cidadania são valores humanos. O conceito de Cidadania é o Bem Comum. Pessoas que roubam ou apoiam roubo, não são cidadãos, são criminosos!
As vezes fico pensando para onde irá Santana, quando a Casa for ao chão?! Do que adiantará estudar tanto, dedicar uma vida a trabalhar com Educação e correr o risco de ir morar na cadeia?
Ela não é primária em seus erros. No governo Chaparral, ela declarou as escolas municipais todas como integrais, recebeu dinheiro do PENAI mais do que o município de Surubim. Foi notificada, não sei se devolveu, mas sei que houve um processo de Investigação sobre a merenda escolar de Orobó. Agora na folha de pagamento da Educação, estão: donos de bar, donos de ônibus, motoristas, barbeiros e até garis. Inúmeros funcionários fantasmas, secretário de escola recebendo 3 mil enquanto o diretor recebe o mínimo, dinheiro do FUNDEB sendo furtado descaradamente, professores desvalorizados e com 7 meses de atraso no reajuste... No entanto Santana prega amor, Deus, e mente quando diz que Educação de qualidade Orobó tem! Só se for a qualidade do salário e das regalias dela. Pois não existe Educação sem o professor; e o de Orobó é desrespeitado, não tem direito nem mesmo a informação; como por exemplo: como anda o processo de precatórios do FUNDEF ?Onde está o dinheiro do fundeb que estamos recebendo abaixo do Piso?!
Quando formou-se a Equipe da Secretária de Educação, com Professora Rosário, Abreu, Armando, Junior, todos ficamos felizes. Agora vai! São mestres, doutores em Educação, vão olhar para o professor de forma humanizada. Vão orientar o gestor que é primo de Abreu, e semianalfabeto a cumprir pelo menos a lei. Nos enganamos. Toda essa equipe de nada valeu, a roubalheira nas verbas do FUNDEB dobrou. Todos são conhecedores da verdade, dos funcionários fantasmas, do desrespeito as leis, mas todos toleram o mal e são cúmplice dele em benefício de suas regalias. Já dizia o grande pensador e filósofo Thomas Mann:" A tolerância é um crime, quando o que se tolera é a maldade". Portanto a secretária de Educação e sua equipe é criminosa. Ou vocês acham que é Biu Abreu quem faz a folha de pagamento da Educação? . Ele ordena a maldade ,mas todos são cumplices. Pode demorar, mas a conta vai chegar, e quando a federal vier buscar, não tem camburão que caiba tanta gente desonesta. Do que vale tantos diplomas para ir visitar o xilindró?
Por Madalena França
c
Sem comentários:
Enviar um comentário