FPM- Significa Fundo de Participação dos Municípios. O Governo Federal repassa 22% dos impostos recebidos aos municípios. O censo desse ano mostrou uma baixa populacional, em muitos municípios nordestinos, seja por migração populacional ou pela falta de resposta aos funcionário do IBGE. O fato é que se a população diminuiu teve consequências ao percentual financeiro. Outra causa foi a isenção de impostos pelo governo Federal, a baixa dos combustíveis o ICMS . Esse conjunto de coisas por um lado baixou o custo de vida do pobre, mas as prefeituras perderam um pouco de recursos. Nada que comprometa seriamente para fazer tanto reboliço, inclusive prejudicando a imagem do presidente Lula, onde pessoas desenformadas fica dizendo que Lula está prejudicando a população. Será. Depende do ponto de vista. Orobó por exemplo, não deixou de arrecadar seus pesados impostos, onde pagamos por qualquer serviço os maiores impostos do Brasil.
É extremamente incoerente um município que está fazendo greve por mais dinheiro, contratar bandas de cachês tão altos por ocasião de sua Emancipação. Comparado a gente pobre metido a rico, que em casa não tem nem ovo, mas o celular é de marca boa , na festa toma Wisk, em casa toma água de barreiro. Já que a Calcinha Preta é tão cara, contratasse uma branca e menos rendada. Chega de desperdiçar dinheiro com o supérfluo enquanto o essencial é ignorado.
Como justificar que não tem dinheiro para nada , mas tem quase um milhão para pagar bandas que cobram muito caro, para um município que diz estar endividado?
Ontem dia 30 a prefeitura de Orobó aderiu a uma greve pelo acréscimo do FPM , mas deixou de fora a Saúde e a Educação. Justamente porque, não pode se cobrar o que se recebeu. O FUNDEB e O FUNDO DE SAÙDE nunca deixou de vir. Aliás Lula já enviou até o dinheiro do Piso da Enfermagem. O dinheiro do Piso dos professores chega a Orobó, desde o mês de Janeiro. Logo ,fazer uma greve pelo que já se recebeu é completamente ilegal e amoral.
Resta saber porquê não foi pago ou melhor ainda, por que os professores aceitam serem roubados mês a mês sem fazer nenhuma greve?
Postado por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário