segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Editorial do Magno Martins: A vantagem de Dilma
O crescimento da presidente Dilma aponta para uma reeleição no segundo turno frente à candidata do PSB, Marina Silva, que se traduziu num grande fenômeno logo após a morte de Eduardo Campos, mas acabou perdendo gorduras ao longo da campanha e se fragilizou de forma impressionante.
Pela leitura do Datafolha que saiu neste fim de semana, Dilma mostrou recuperação em todas as regiões do País. Empatou no Sudeste com Marina, no Centro-Oeste também já há empate técnico. Nas outras, Dilma ganha disparado. Dilma agora vence em todas as faixas etárias, inclusive entre os jovens.
A petista também vence em todas as faixas de renda. O fator classista da eleição atenuou-se, o que desintoxica magnificamente o clima da campanha. Todos são Dilma agora, ricos e pobres. Quer dizer, Dilma ultrapassou Marina. Aécio está em primeiro lugar entre os que ganham mais de 10 salários, mas empatado tecnicamente com Dilma.
Dilma cresceu muito fortemente entre as pessoas com maior grau de instrução, em especial aquelas com ensino superior completo, enquanto Marina e Aécio caíram. Nesse ritmo, vai estar liderando também nessa faixa em pouco tempo.
Dilma agora lidera na área urbana, na zona rural, nas grandes cidades, nas pequenas cidades, e nas periferias. Sendo assim, dificilmente perderá a eleição, embora o segundo turno seja uma nova eleição, com tempo de guia eleitoral do mesmo tamanho.
Sem comentários:
Enviar um comentário