21/09/2014 21:10
Papa vai simplificar a anulação de casamentos
Chefe da Igreja Católica criou comissão para revisar as regras atuais e agilizar todo o processo
Por: Diário de S. Paulo
O Vaticano anunciou ontem que o papa Francisco ordenou uma revisão do processo de anulação de casamentos na Igreja Católica, com o objetivo de simplificar o procedimento.
De acordo com o comunicado , o Papa montou uma comissão com 11 teólogos para revisar as regras, consideradas atualmente complicadas e antiquadas por muitos fiéis. A reforma, acrescentou o Vaticano, busca “simplificar e racionalizar” os procedimentos, “enquanto garante o princípio da indissolubilidade do casamento”.
Na Igreja, um casamento só pode ser formalmente desfeito por meio de um “decreto de nulidade”, decisão segundo a qual a união não era válida desde o início, segundo a lei católica, por não atender pré-requisitos como livre arbítrio e disposição para ter filhos, por exemplo. A ideia é que todo esse processo seja mais rápido em um futuro próximo.
Almoço/ Também ontem, o chefe da Igreja Católica almoçou com Cristina Kirchner, a presidente da Argentina e sua conterrânea.
Cristina, que atendeu um convite de Francisco, ficou durante cerca de três horas no Vaticano e, dentre outros presentes, levou para o pontífice duas pinturas a óleo - uma do próprio papa e outra da ex-presidente argentina Eva Perón.
Depois de almoçar com o líder católico, Cristina Kirchner embarcou rumo a Nova York, nos Estados Unidos, onde vai representar seu país na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
No encontro, Cristina vai defender que a economia da Argentina tem sido vítima da especulação financeira internacional. O convite de Francisco representou um gesto de apoio à presidente argentina antes da assembleia da ONU.
Sem comentários:
Enviar um comentário