Madalena frança via Esmael Morais
O pessoalzinho que foi às ruas no dia 15 de maio que fique atento. Vem aí novos cortes no Orçamento. O anúncio será feito na quarta (22) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL)
De acordo com a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, o governo irá anunciar novos cortes para o cumprimento da meta de déficit primário de R$ 139 bilhões e do teto de gastos federais.
A política neoliberal de Bolsonaro consiste em cortar verbas de programas diante do quadro de desaceleração econômica em que a arrecadação e a receita do governo caem. Ao retirar dinheiro de políticas públicas, necessariamente, privilegia-se o quadro recessivo para garantir a remuneração de rentistas (especuladores).
Os novos cortes podem potencializar manifestações do próximo dia 30 de maio, convocados pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e entidades de professores, contra cortes de 30% no orçamento da educação. Universidades podem fechar as portas no segundo semestre se persistirem as navalhadas de Bolsonaro.
No sábado (18), Bolsonaro perguntou a um grupo de estudantes uma escola privada (mensalidade de R$ 3 mil ao mês) sobre a manifestação de 15 de maio.
“E este movimento do pessoalzinho aí que eu cortei verba, o que vocês acharam?”, questionou. “Um lixo”, respondeu um dos alunos do Colégio Bandeirantes, de Brasília.
Antes, porém, ainda em Dallas, no Estados Unidos, Jair Bolsonaro havia xingado de “idiotas” os 2 milhões manifestantes que foram às ruas do país contra os cortes de verbas para a educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário