Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 26 de maio de 2019

Aos 84 anos a atriz Global Lady Francisco morre deixando a cultura mais pobre...

Morreu na tarde deste sábado (25/5), aos 84 anos, a atriz mineira Lady Francisco. Ela estava internada desde o começo do mês em um hospital no Rio de Janeiro, onde morava. Ela sofreu uma queda no começo de maio enquanto passeava com seus cachorros, fraturou o fêmur e teve complicações pós-cirúrgicas e precisou ser transferida para a UTI.

O quadro se agravou nos últimos dias por causa de uma isquemia, tendo sido submetida a uma traqueostomia. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Ela deixa dois filhos: Oscar Victor e Andrea.

Nascida em Belo Horizonte, Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon – seu nome de batismo –  começou a carreira artística na sua cidade natal, no rádio e na TV Itacolomi, do grupo Diários Associados. Descendente de espanhóis, italianos e sírios, seu Zezé, o pai da atriz – cujo “Francisco” era uma tradução qualquer de um nome árabe – trabalhava como mascate, vendendo de porta em porta, até que abriu a Casa do Guri, de artigos infantis, e ficou rico e influente. 

Em seu casarão no bairro Floresta, a família recebia políticos importantes, como prefeitos, governadores e senadores da República para concorridos cocktails dançantes. Até Juscelino Kubitschek era íntimo de seu Zezé. Nessas ocasiões, o comerciante fazia questão que as filhas se apresentassem impecáveis e que as reconhecessem como as moças mais elegantes de BH.

Entre 1972 e 1973, já no Rio de Janeiro, atuou na novela Jerônimo, o Herói do Sertão na TV Tupi. Depois transferiu-se para a TV Globo, onde atuou nas novelas A Escrava Isaura (1976), Marrom Glacê (1979), Baila Comigo (1981), Louco Amor (1983), Barriga de aluguel (1990), Totalmente demais (2017), somando quase 50 anos de trajetória na televisão. Seu último trabalho foi em Malhação: Vidas Brasileiras, como a milionária Lorraine,no ano passado.

Sempre franca, Lady falou abertamente sobre abusos sexuais que sofreu e de um estupro em que acabou engravidando e abortando posteriormente. Sua maior paixão, como sempre fez questão de frisar, eram os animais, pelos quais se declara “violentamente apaixonada”. Para defender os animais e idosos, chegou a se candidatar a deputada estadual pelo Rio de Janeiro pelo PRB, mas não se elegeu. (Correio Braziliense)

Uma grande Atríz! Descanse em Paz!
Madalena França

Sem comentários:

Paga o Dinheiro dos Artistas da Terra Biu Abreu, Pega a visão que o MPPE está no teu encalço ...

  Enquanto você dorme eles fazem a festa... Processo de origem do Ministério público de Orobó tem como objeto investigar irregularidades no ...