Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quarta-feira, 29 de maio de 2019

A religiosidade de Orobó e nossos Padres conterrâneos...

Nenhuma descrição de foto disponível.


Eclesial – Um grande diferencial da religiosidade de Orobó é a grande quantidade de padres nascidos no município. Ter um padre na família era o desejo de muitas famílias oroboenses no passado. Ir para o Seminário, representava, por circunstâncias locais, a oportunidade ideal para os pais verem seus filhos estudando, com perspectivas de um futuro diferenciado, voltado para Deus. Assim, a messe prenunciava-se rica nesse particular, e com esse pensamento divino, o município de Orobó ganha 15 padres, filhos da terra, para orgulho dos conterrâneos. Nos próximos dias, um deles, padre Antônio Lucena, estará como vigário paroquial na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Porém, o número de padres nascidos em Orobó que foram elevados ao episcopado impressiona. Nasceram, Dom José Vicente Távora – Arcebispo Metropolitano de Aracaju, falecido em 3 de abril de 1979; Dom Severino Mariano de Aguiar – Bispo da Diocese de Pesqueira, faleceu aos 92 anos; Dom Otávio Barbosa de Aguiar, atuou na Arquidiocese de Maceió; Dom João da Mata Amaral – Bispo da Diocese de Cajazeiras-PB, Bispo da Diocese de Manaus-AM, e faleceu como Bispo da Diocese de Niterói-RJ; Dom Gentil Diniz de Barreto – Bispo da Diocese de Mossoró-RN; e Dom Manuel dos Reis – atualmente Bispo Emérito de Petrolina-PE.
O que se observa, ao menos por enquanto, é que não há qualquer indício de que a religião católica esteja perdendo força no município. A religiosidade e a devoção a Nossa Senhora da Conceição são muito fortes, e uma explicação para tantos padres e bispos naturais de Orobó é a fé. A crença em Deus, no entanto, tem fortes aliados terrenos. Há ainda outro fator a que pode ser atribuída à formação de tantos padres, o incentivo das famílias com inabalável tradição religiosa que gostariam de ver um de seus integrantes como representante da Igreja Católica.( Voz do Planalto)
Por Madalena França

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...