Vereadores rejeitaram uma proposta para conceder ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o título de Cidadão de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O presidente chega ao estado na sexta (3), onde cumpre agenda elaborada por apoiadores.
A sessão ordinária que deliberou sobre a honraria ao chefe do Executivo federal ocorreu na tarde desta quinta-feira (2) e teve um placar de 13 votos contra e três a favor.
Ao todo, Vitória de Santo Antão tem 19 vereadores. A maioria, 17, compareceu à sessão. A proposta foi apresentada pelo vereador Jose Antonio da Rocha, conhecido como Marcos da Prestação (Republicanos). O único que não votou foi o presidente, André de Bau (PSD).
Durante a sessão, houve protesto de moradores, que foram até a frente da Câmara Municipal com cartazes contrários a Jair Bolsonaro e a projetos enviados ao Congresso Nacional pelo governo.
Algumas das justificativas apresentadas para a negativa do título diziam que o "presidente não tinha serviços prestados à cidade da Zona da Mata pernambucana".
No Plenário, o vereador que propôs o título se disse triste com a decisão dos colegas e afirmou que Bolsonaro tem serviços prestados à cidade. Marcos da Prestação pediu que os outros parlamentares refletissem sobre o voto contrário a essa honraria.
"Eu não quero ser lembrado porque a legislatura de 2021 até 2024 negou um título de Cidadão ao presidente da República, mas respeito a opinião de todos, porque democracia é isso", afirmou.
Segundo o parlamentar, alguns colegas tinham falado que iam se abster, porque não queriam votar contra o título de Cidadão do presidente.
"Mas não é por falta de trabalho nem por falta de serviço prestado a Vitória de Santo Antão", justificou Marcos da Prestação.
G1 PE
Madalena França Via Casinhas Agreste.
Sem comentários:
Enviar um comentário