Dar vergonha perceber que os professores de Orobó se deixam dominar pelo medo. Parece uma coisa assustadora saber que uma classe esclarecida deixa se oprimir por gestores prepotentes e descumpridores da lei . Eles conseguem isso submetendo-os a pressão , seja psicológica , ou mediante chantagem. Muitos professores de Orobó também têm vínculo com o Estado. Ao ensinar em escolas de ensino integral, são obrigados a ceder a chantagem de não lutar pelo Piso, para não serem denunciados ao Estado que exigem que deem toda carga horária na Escola. A outros, a chantagem é colocando para escolas muito distantes que não permitem chegar a tempo a municípios vizinhos onde as vítimas tem um segundo vínculo. Mas há também os covardes que se aliam a eles para oprimir sua própria classe. Resumindo , eles amarram as mãos e os pés em sentido figurado ,para que essas pessoas sigam obedientes como animais de coleira .
Depois que saí do SINTEPE eles deitam e rolam com as verbas do FUNDEB sem serem questionados.
O que eles não podem contar é com minha submissão. Porque não paro de lutar pelo futuro que eu quero e mereço e não aceito nem me calo com o futuro que eles querem me oferecer usufruindo parte do salário que é meu por direito.
Oriento aos poucos professores de Orobó que não estão sob chantagem a colocarem nos seus perfis a imagem acima em sinal de protesto. Até mesmo quem é familiar de professores ,vamos encher nossos perfis com uma alerta sob essa obediência por submissão.
Por Madalena França
Sem comentários:
Enviar um comentário