Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Surgem no Rio cartazes contra Moro e pró-Lula


Josias de Souza
A Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, amanheceu com uma novidade nesta segunda-feira. Impossível percorrer-lhe as calçadas sem notar um cartaz fixado nas paredes de vários prédios (veja acima). A peça reproduz a foto em que Sergio Moro aparece sorrindo ao lado do senador tucano Aécio Neves.
Acima da imagem, em letras menores, lê-se uma insinuação sobre a hipotética falta de isenção do juiz da Lava Jato, que condenou Lula a 9 anos e 6 meses de cadeia no caso do tríplex do Guarujá: ''Juiz que joga no time adversário não pode apitar o jogo da sua vida.'' Abaixo, em letras mais graúdas, uma referência à consequência eleitoral do veredicto do TRF-4, que confirmou na semana passada a decisão de Moro e elevou a pena para 12 anos e 1 mês de cana: “Eleição sem Lula é fraude!”.
Os termos do cartaz ornam com o discurso do PT e dos seus aliados nos sindicatos e movimentos sociais. Mas não há vestígio de informação sobre a autoria da peça. Tampouco se sabe quem pagou e onde foi impresso o material.
Seja como for, a foto de Moro com Aécio, um erro que o juiz deveria ter evitado, parece antídoto fraco contra o veneno da condenação que aproximou Lula da cadeia, distanciando-o das urnas. Sobre essa imagem, Moro declarou, numa entrevista ao repórter Gerson Camarotti:
“Foi num evento público, que estava sendo realizado pela revista IstoÉ. Houve uma certa disposição das cadeiras e, ocasionalmente, eu fiquei ao lado do senador. Nós conversamos normalmente. O senador é uma pessoa espirituosa e, eventualmente, tem ali os seus momentos jocosos. Mas isso não significa nada, porque não tenho nenhum processo sob minha responsabilidade. Ele tem o foro privilegiado. E isso não significa nenhum juízo de aprovação a eventuais condutas ilícitas do senador. Então, a foto sugere mais do que ela de fato significa. Na verdade, ela não significa nada.”

Sem comentários:

Mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita em Pernambuco

Madalena França via Negócios & Informes O Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula (PT) na última segunda-feira (22), pode benefi...