Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Orobó e a saudade do que era bom: Hoje lembrei dos Governos Zé Francisco e dos nossos Gordos Rateios do FUNDEB

Aproxima-se o final do ano e nossas contas sempre vazias, no governo Chaparral nunca sobrou nada Será que ele é vidente?

Imagem apenas ilustrativa.
Resultado de imagem para imagem 6o% do FUNDEB Aproxima-se o final de ano e com ele o saudosismo dos nossos abonos. Os gordos rateios do FUNDEB.
No governo de Zé Francisco tivemos até Décimo sexto. Com Manoel João, tivemos décimo quarto e após Chaparral assumir com promessa de fazer Melhor pela Educação, tivemos o pó de giz congelado o que implicou em perda salarial e aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%. 
Nos governos Chaparral o professor só perdeu. 
Os recursos do FUNDEB é reajustado todos os anos em primeiro de Janeiro de acordo com a matrícula do número de alunos no ano anterior. A população de Orobó aumentou, o FUNDEB passou a custear o ensino infantil desde a creche, não houve mais concurso público, o número de professores que recebem um,  ou meio salário mínimo aumentou. Tudo isso reúne mais condições de sobrar mais dinheiro na conta do FUNDEB.
De acordo com a Lei o somatório de tudo que entra de verbas no fundo deve ser partilhado da seguinte maneira; 60% exclusivamente para pagamento dos profissionais da Educação e 40% para outros investimentos na Educação.
O fundo nunca pode ser zerado, pois é preciso um saldo para se pagar as licenças remuneradas dos professores.
Quando a professora Madalena estava a frente do SINTEPE tinha o controle de pelo menos quanto entrava mensalmente e divulgava a classe. Mas logo o prefeito tratou de afastá-la do cargo, pois lhe calar era preciso, para ter o controle de tudo sozinho. Outros membros ocuparam o seu lugar e silenciaram totalmente. Hoje não se sabe nada do FUNDEB. É assunto secreto. Conselho da Educação? Esse é uma piada de mal gosto. Todos aliados e capachos do "poderoso Chefão".
Do FUNDEB só sei apenas que a última verba que tive conhecimento em 2014, já era de um  milhão e duzentos mil mensais.
Nenhum concurso foi feito, os contratos ganham mixarias. A folha não aumentou, mas o dinheiro sim. 
Dá a impressão que o prefeito é vidente. Ele sabe quem vai adoecer, engravidar para licença maternidade, e até quem vai morrer. Pois no FUNDEB depois dele, nunca sobrou um real. Ele faz todo esse controle através da sua bola de cristal.
Só se tem saudade do que é bom. Em outros governos a esse tempo, já estávamos ansiosos pelo pagamento antecipado para o Dia 28 de novembro que já vinha com o nosso décimo. Segundo Manoel João, era pra se comprar a"roupa da festa" e comer o melhor galeto do ano, no 8 de dezembro.
Em 23 de dezembro recebíamos o pagamento de dezembro, para o pirão de Natal, e na primeira semana de janeiro tinha rateio e  terço de férias. Com exceção do último ano do governo de MJ quando ele já tinha perdido as eleições e ficado endividado, tudo funcionou assim.
Como diria o velho Barton Galeno tudo isso hoje é: Só lembrança, só lembrança, só lembrança e nada mais...

Por Madalena França.

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...