27 de novembro de 2018
Relatório do Ministério da Saúde aponta que apenas 224 médicos selecionados no edital do programa Mais Médicos se apresentaram em 118 municípios onde deverão prestar atendimento à população. A maior parte dos médicos alocados está em São Paulo e Minas Gerais. Apesar disso, o governo divulgou que 97,2% das vagas do programa foram ocupadas.
Segundo o Ministério da Saúde, os 224 médicos já estão efetivamente trabalhando. Ainda não há informação se todos os profissionais são brasileiros, mas todos eles têm registro CRM ou passaram por aprovação do Revalida. Eles estão distribuídos em 19 estados e no Distrito Federal e representam 2,6% dos 8.517 profissionais que podem ser selecionados pelo edital.
Os 118 municípios representam 4% da lista de 2.824 cidades com vagas disponíveis no último edital do programa. Os Estados que já receberam o maior número de médicos até agora foram São Paulo e Minas, com 42 cada um, seguidos por Espírito Santo (27) e Paraná (15).
Segundo o Conselho Federal de Medicina, o Brasil registra mais de 450 mil médicos. Entretanto, a ida de médicos para regiões remotas do país e às periferias das capitais e regiões metropolitanas enfrenta forte resistência dos profissionais da Saúde.
Por Madalena França via Esmael Morais
Sem comentários:
Enviar um comentário