Patrono da educação no Brasil, o pedagogo e filósofo Paulo Freire completaria 100 anos hoje. Para homenagear o pensador pernambucano, uma série de eventos são realizados no Recife, até amanhã (20), com música, atos políticos, cortejo e uma live com apresentação do cantor Alceu Valença. As informações são do G1 PE.
Cortejo e apresentação
Um cortejo composto por artistas e defensores do legado de Paulo Freire foi realizado na manhã de hoje. A caminhada saiu do Armazém do Campo, na Avenida Martins de Barros, no bairro Santo Antônio, em direção ao Marco Zero. Ao final, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentam, encerrando com uma ciranda.
O evento teve a promoção da Campanha Latinoamericana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que reúne organizações sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais. A programação começou com um café da manhã, às 9h, seguido de um ato político.
Flores e cartões com frases de Paulo Freire foram distribuídos. O boneco gigante do educador pernambucano, homenagem feita pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, também participou do cortejo até o Marco Zero.
Na programação, também estiveram a Batucada Feminista, Batucada do Levante Popular, Suzana Cordelista, Maracatu Ogum Onerê da Várzea, Maracatu Linda Flor do Ibura, e Grupo Pé no Chão.
Live com Alceu Valença
Um evento virtual em homenagem a Paulo Freire ocorre hoje e amanhã, promovido por instituições do movimento educacional brasileiro e internacional. A programação começou às 18h, com apresentação do cantor pernambucano Alceu Valença.
Também participam Silvério Pessoa, Cavouco Trio, bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio. O evento será transmitido no canal do YouTube da Universidade Federal de Pernambuco.
Durante a transmissão, será inaugurada uma escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. Políticos e pessoas ligadas ao pernambucano também falarão no evento, incluindo a doutora em educação e viúva dele, Nita Freire.
No dia 20, o centenário é celebrado com a Plenária Mundial Popular de Educação, com discussões de pessoas dos continentes americano, europeu e africano, que estudam e praticam o pensamento freireano. A live também marca a abertura do semestre letivo da UFPE.
Memorial na Alepe
Também na segunda-feira, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) homenageia o pernambucano com a inauguração do Memorial Centenário, um tributo ao educador, que será instalado na Biblioteca da Assembleia. Em outubro, os deputados promovem o Seminário Estadual de Educação do Poder Legislativo, integralmente dedicado a Paulo Freire.
A programação inclui a entrega de placa comemorativa ao centenário a 13 pessoas e instituições selecionadas, lançamento da coletânea de artigos produzida pela Cátedra Paulo Freire da UFPE e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e também premiação de estudantes da rede estadual de ensino vencedores de um concurso cultural dedicado ao pensador.
Sem comentários:
Enviar um comentário