Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Caruaru: concurso de redação para professores celebra Freire

 


Para homenagear o centenário do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, a Faculdade Alpha – Unidade de Pós-Graduação em Caruaru, no Agreste do Estado, está promovendo um concurso de redação com o tema “Paulo Freire: educador do mundo". As inscrições seguem até o dia 22 de outubro e são voltadas para professores da rede pública de ensino estadual e municipal. 

Para participar do certame, o candidato deve ficar atento a cada etapa: comprovar vínculo de professor(a) na Rede Municipal ou Estadual de ensino. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo aplicativo WhatsApp (81) 99631-7407, no período de 04 a 08 de outubro de 2021.

O formulário será enviado para o e-mail do candidato, que tem de devolvê-lo devidamente preenchido e com o anexo da cópia do vínculo do participante até o dia 13 de outubro para o mesmo e-mail. Entre 18 e 22 de outubro, os candidatos receberão por e-mail a confirmação da inscrição e as informações sobre o dia da prova. Serão disponibilizadas 100 vagas.

A aplicação da prova será no dia 31 de outubro de 2021, das 09h às 12h, na Unidade de Pós-graduação da Faculdade Alpha em Caruaru – PE, Rua Antônio Nobre, Bairro Indianópolis, n 78.

PREMIAÇÃO

 As provas serão corrigidas por uma banca de professores e a melhor redação irá ganhar 1 (um) curso de Pós-graduação na Faculdade Alpha – Unidade Caruaru. O resultado será informado no dia 30/11 através de uma live às 19h através do Instagram da instituição: @alpha.unidadecaruaru.

Enfoque da Redação: Ressaltar a importância do Educador e Filosofo Paulo Freire na contribuição para a evolução da Educação até os dias de hoje. No Brasil, Paulo Freire deixou um vasto legado das incansáveis lutas para melhoria da educação. Seu método era inserir a vida cotidiana do aluno, e também à política no ensino.

O educador era contra a chamada “educação bancária”, em que o professor era detentor do conhecimento e o aluno apenas um depósito de suas teorias. De acordo com ele, era preciso trabalhar em cima da experiência do aluno e dos seus conhecimentos. Freire defendeu o Plano Nacional de Alfabetização para que a sociedade menos favorecida e sem direito ao voto, pudesse praticá-lo e tornar-se crítico quanto a participação na política como cidadão.

SOBRE O HOMENAGEADO

Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira desde 2012 e o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras e mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome.

Segundo um levantamento do especialista americano Elliott Green, professor da London School of Economics, o livro "Pedagogia do Oprimid"o, de Paulo Freire, é a terceira obra mais citada em trabalhos na área das humanidades em todo o mundo. Alguns Países aplicam e estudam o método do educador. São eles: África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. 

O objetivo do certame faz parte do Projeto Curricular Pedagógico 2021, da unidade de Pós-graduação da Faculdade Alpha Caruaru. O intuito é homenagear o centenário de Paulo Freire, promovendo ações educativas durante os meses de setembro e outubro, através de exposição de livros de Freire, atividades em sala de aula, pesquisas, leitura de livros, escritas de artigos e um concurso de redação para professores das redes municipais e estaduais.

A coordenadora da unidade de Pós-graduação da Faculdade Alpha em Caruaru, Soraya Tabosa, afirrma que a homenagem a Paulo Freire é merecida, pois ele "acreditou que a Educação é para todos ao aplicar o método de alfabetização desenvolvido na década de 1960, com sucesso, entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte".

“Não importa a região, Paulo Freire acreditava numa Educação moderna, à frente do seu tempo. Portanto, a Faculdade Alpha, enquanto instituição de ensino que preza pela excelência na Educação, entende a importância de vivenciar com seus estudantes da área esse centenário do grande mestre Paulo Freire”, ressalta Soraya.

Sem comentários: