Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

terça-feira, 29 de março de 2022

Orobó, Casinhas e Bom Jardim : Sem aulas presenciais e professores sem o Piso Salarial - Coincidência ou Combinação?

 Será que já não está na hora dos professores dessas cidades também se unirem para construírem um futuro mais decente? Se eles se juntam, porque nós estamos ainda separados?


Fazendo uma pesquisa regional, os municípios de Natuba, Gado Bravo, Umbuzeiro, os prefeitos já estão em paz com suas consciências pagando o Piso salarial do Magistério aos seus professores. São bons exemplos, de pequenas cidades paraibanas cumprindo a Lei 11.738/2008 que é Nacional. Pernambuco , também é Brasil. Temos conhecimento, que Machados, Buenos Aires, Toritama, Jaboatão, Passira, entre outros, também já pagaram. 
Orobó por exemplo , está entre as dez melhores Educação do estado de PE. Porém é a pior em questão salarial. O impasse que existe entre outras cidades pernambucanas não é pela legalização do Piso. Mas pela implantação do Piso na Carreira.  Nenhum professor do Brasil pode receber menos de
R$ 3.845,63 assim que terminar o Magistério. Ou seja, o segundo grau. Esse valor não se negocia de jeito nenhum. É o salário Base. Depois de implantado, é que, em cidades onde existem a mudança de faixas salariais a cada 4 ou 5 anos, os prefeitos estão pedindo negociação, para falar de reajuste, em cima desse percentual, não na implantação do piso que é obrigatório. Não se pode retirar os direitos adquiridos, mas depois de implantado o Piso, pode se negociar um percentual de reajuste para o excedente. O ideal seria 34,24% na carreira total. Mas pode se negociar esse reajuste, onde a carreira é cumprida decentemente. NÃO É O CASO DE OROBÓ, QUE NÃO PAGA AS FAIXAS SALARIAIS.

OROBÓ CASINHAS E BOM-JARDIM: O que essas cidades tem em comum? Desde fevereiro os professores e pais pedem a volta as aulas presenciais. Todas mantem aulas remotas até abril. Segundo informação extra, todas retornarão em 04 de abril. Dois meses de aula se passaram e os alunos ainda não receberam nem o kit de material pedagógico, nem a merenda escolar, nem os professores receberam o Piso. Isso deixa de ser uma coincidência e passa a ser uma clara evidência de combinação. Acordos entre os 3 gestores para se protegerem entre si. Com Licenciatura em História e 36 anos de Trabalho no município de Orobó, meu salário base é 2.727, 20, para atingir o piso faltam: 1.118,45( Mil, cento e 18,reais e 45 centavos para completar o Piso Base. Sem contar que eu não tenho apenas o Magistério. eu tenho Licenciatura). Isso se tratando só do salário base. Se incorporar o Pó de giz e meus quinquênios,  mesmo congelados desde 2016, chega a uma perda de dois mil reais só numa portaria e eu tenho dois concursos. Como poderei calar?
 Em Orobó com 36 anos de Trabalho e um terceiro grau , somando tudo que ganho: quinquênios e pó de giz, ainda estou perdendo cerca de 350 reais do piso atual, somente em um dos concursos. Essa é a terra da Educação que está entre as 10 melhores e de um dos governantes que pretende ser deputado!
Veja comprovante abaixo :
O Primeiro em destaque é o salário base e o segundo o salário bruto, soma de tudo que recebo por 36 anos de contribuição, menos 14% de desconto , sobra quase nada.

Comprovado os fatos, renovo que o Piso Salarial na base é inegociável. Até porque qualquer projeto votado por vereadores, será um papel inútil, pois não terá poder de lei, já que vereadores não são maiores que o Presidente do Brasil, o Governo do estado e a Constituição brasileira. Portanto votado é uma lei INCONSTITUCIONAL.
Reforço  que é chegada a hora dos Professores das três cidades massacradas por essa Politica liderada por gestores insensíveis e desumanos se darem as mãos. Juntos seremos mais fortes. Se eles se juntam para negar nossos direitos, por que  ainda estamos separados para cobrá-los? É hora de nos unirmos para nos tornar mais fortes!
Perguntar não ofende: Por que será que essas três cidades tem apoio dos prefeitos ao Candidato a deputado Chaparral?

Por Madalena França.



Sem comentários:

Eleições 2024: Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano

  O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipai...