Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 11 de dezembro de 2022

Depois de 11 meses de atraso, Prefeita de Casinhas Juliana de Chaparral, repõe 18% no Piso Salarial dos professores tudo de só vez...

 

Depois de quase um ano de luta sindical e intervenção do Ministério Público, greves, passeatas com pais e alunos, idas a Câmara Municipal, os professores Casinhenses, não entendiam porque depois de provado que havia recursos, Juliana de Chaparral, que apesar de estar prefeita, é professora de profissão, não pagava o Piso Salarial de 33,24% instituído em janeiro pelo governo Federal. Durante todo ano, enquanto os professores lutavam para ter seu Piso , que é um direito Nacional garantido aos professores, Juliana estava preocupada em eleger o esposo deputado a qualquer custo. Para isso , ela correu riscos, pois FUNDEB é dinheiro Federal.

Casinhas tem uma Câmara responsável, diferente de Orobó que tem 7 votando tudo contra os professores. Lá tem 6 lutando com e por eles. Ninguém desistiu, nem soltou a mãos do outro. No acender das luzes do Natal, Juliana resolve pagar tudo de uma vez, o retroativo do ano todo. Porém, ela não cumpriu a Lei do Piso, e só implantou 15%, deixando os professores com um prejuízo de 18,24%.

As cidades de Orobó e Casinhas, tem prefeitos de nome. Mas a ordem que prevalece é do deputado eleito Chaparral. Na comparação , ele fez melhor lá, que em Orobó. Em Casinhas os 15% foi implantado na Carreira. Logo os 18% não  pagos não afetou Direitos adquiridos dos professores.  Isso pidw ser corrigido. Já em Orobó, foi implantado os 33,24 e retirado o Pó de giz que estava em 18%, além disso, foi dividido 6 meses de retroativo em 18 meses(um ano e 6 meses) para pagar. Quando chegar a última parcela, o retroativo talvez compre o pão do café da manhã. Foi uma vergonha votada por 7 vereadores da situação de Orobó, que não tem como esquecer, nem nome para definir. Triste do povo que tem uma Câmara semelhante a de Orobó. Representantes das Ordens de Chaparral e do bolso deles, Eles passam por cima dos trabalhadores feito trator, demolindo tudo. Aliás, depois disso, até os 4 da oposição jogaram a toalha, e quando alguém fala de Poder Legislativo em Orobó o povo faz piada e pergunta: E ainda tem Legislativo em Orobó ? Ah! Eu nem me lembrava!

Mas os de Casinhas não desistem. Antes metade que nada. Os professores receberam ,mas um deles me contou que eles continuam buscando o resto na Justiça. Pelo menos, Juliana pagou de uma só vez. O professor  recebeu uma média de 8 mil de retroativo, sabe o que faz. O professor de Orobó está recebendo de pouco mais de cem reais,  ai compra dois kilos de charque e acabou o dinheiro. (rsrsrs).

Juliana tem  uma vantagem. Agora que  já elegeu Chaparral, em Janeiro quando vir o novo Piso, ela pode implantar integralmente. O prejuízo foi só esse ano, e Biu Abreu de Orobó, cortou o pó de giz para sempre e fez uma manobra que o professor viu apenas o cheiro do Piso.  Ele vai implantar o novo Piso ainda devendo o outroBora Biu! Reage! Agora é Lula e chegar a Brasília é mais fácil. Lula é defensor de Trabalhadores. Prefeito que corta direitos, que se cuide!

Por Madalena França


Sem comentários:

Atenção Professores da Rede Municipal de Orobó! Quem trabalhou na Educação Fundamental de 98 a 2006, e no Fundeb de 2007 a 2020 tem muito dinheiro a receber!

  Precatórios do FUNDEF e FUNDEB é a dívida pública, devida pela União (Governo Federal) , transitado em julgado com decisão favorável ao mu...