Jovens
Guru americano ensina crianças a inovar em cinco passos
Método de John Kao, ex-professor da Universidade Harvard, pretende estimular estudantes a encontrar respostas criativas e a solucionar problemas reais
Bianca Bibiano
John Kao: "As crianças são o recurso mais subutilizado pelos países. Gastamos bilhões em tecnologia de ponta, mas temos modelos de educação que formam pessoas para o passado" (Sebastian Derungs/World Economic Forum/VEJA)
Descrever John Kao é uma tarefa complexa. Formado em filosofia e medicina, o americano filho de chineses foi consultor para questões ligadas à inovação de multinacionais como Nike, Intel e Basf e também de governos da Finlândia e Cingapura. Professor da Universidade Harvard por 14 anos, fundou ali o curso de inovação em larga escala, o que lhe rendeu o apelido de "senhor cratividade", conferido pela revista britânica The Economist. Kao tem muito mais no currículo. Na década de 1960, fez uma turnê tocando teclados na banda de Frank Zappa, uma lenda do rock, e nos anos 80 faturou uma Palma de Ouro, em Cannes, pela produção do filme Sexo, Mentiras e Videotapes, um clássico cult daquele período.
Há dois anos, Kao, de 63, decidiu mudar de rumos outra vez. Juntou conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas em que atuou e trocou as reuniões em sedes de empresas e de governos por salas de aula de escolas básicas. O desafio que se impôs foi o de ensinar a estudantes com idades entre 11 e 16 anos a transformar ideias em projetos inovadores. "As crianças são o recurso mais subutilizado pelas nações. Gastamos bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias de ponta, mas mantemos modelos de ensino que formam pessoas para o passado", disse Kao, em entrevista ao site de VEJA
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