Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 3 de maio de 2020

Polêmica: Covid -19 em Orobó : Somos privilegiados ou falta informação...



O último Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Orobófoi divulgado em 30 de abril conforme pg da Secretária de Saúde. Estamos em 03 de maio, sendo que todos os dias o quadro de Pernambuco aumenta assustadoramente. Todos que assistem Jornal sabem disso.
Hoje assisti a um vídeo do Vereador Lívio Aguiar cobrando as ações sobre o covid-19 em Orobó pelo prefeito. Em seguida assisti a outro Vídeo de Rafael Diretor do Hospital mostrando leitos criados em Orobó para o tratamento. Este blog sempre ouviu o lado de quem reclama e a manifestação do outro lado.
Nem quem cobrou está errado e nem quem respondeu também não. Então  o que está errado? A falta de transparência ou informação.
Dos dois caminhos  um: Ou Orobó coberto pelo Manto Sagrado de Maria está sendo privilegiado, ou há subnotificação.
Lívio é um Parlamentar, Vereador muito honesto e justo. Ele não cobraria algo se soubesse que já existia. Neste caso, está faltando TRANSPARÊNCIA! O poder Executivo deve informar ou fazer a tomada de decisões, conjunta com o Legislativo. Prefeito não pode governar sozinho!
Por outro lado, até então ninguém sabia que havia esses leitos com respiradores em Orobó, pelo menos até ontem. Rafael disse a mim que estava sendo preparado um Hospital de Campanha. Porém não foi confirmado.
Outra coisa: Hospital de Campanha para covid-19(doença letal e extremamente contagiosa) deve ser feito em local separado, como fez João Lira em Bom Jardim, que disponibilizou o Varonil para esses leitos e não misturados no mesmo espaço pequeno como é o nosso Hospital.
Perguntar não é crime: Na mesma rua do Hospital em Frente ao SAMU tem a Casa Eduardo Campos. Por que não separaram esses leitos?
Ainda mais assustador é que  nem mesmo o prefeito e sua esposa que é candidata em Casinhas respeitam uso de máscara e distanciamento social. Peguem a live do prefeito e olhem: uma mesa, um senhor de 90 anos, único com máscara e tirou pra falar ,botou no pescoço , o neto prefeito colado a ele, o vice estava um pouquinho mais afastado do prefeito, mas colado a ele sentou-se o funcionário que foi mandado tomar café, falando ao ouvido sem máscara, depois vieram os dois vereadores, um do grupo de risco. Se as próprias autoridades não dão bom exemplo , quem vai seguir?
Aqui na Serra,é como se nada tivesse acontecendo. Comércios não essenciais abertos , jogo de dominó, pessoas aglomeradas pelas calçadas tudo juntinho, sem máscara e quando eu reclamo. A errada sou eu!
As pessoas que não tem amor a vida devem ter consciência pelo respeito com a vida do outro. Desde o dia 17 de março que estou em casa. Do que adianta se meus vizinhos não fazem o mesmo? A doença circula do mesmo jeito. Uma mão contaminada na maçaneta de uma porta já é o suficiente. Cadê as ações da PMO contra isso?
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e closeup
Máscara salva!
Quanto a questão de PSFs todo mundo sabe que tem. Só que doente não se cura com cimento, tijolos, e tinta. Em Serra de Capoeira nesse momento de Pandemia não tem remédios para hipertensos, nem diabéticos.( grupo de risco) agora eu desafio alguém a dizer que eu estou mentindo. A não ser que eles venha trazer ainda hoje.
Vereador Lívio:Continue a fazer o seu trabalho. Orobó deve muito a você pela sua coragem ,trabalho, simplicidade e sensatez. O raio -x seja de André ou de quem for, vai ajudar muito aos Oroboenses, 8 anos sem esse serviço essencial.
Por Madalena França.

Sem comentários:

A versão de Dui do Bujão e a resposta da Blogueira em defesa da parte que lhe toca....

 Em respeito ao meu público , pelos mais de 10 anos deste honrado veículo de informação venho postar a versão enviada pelo empresário Eduard...