Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Pórtico de Orobó será cravejado de ouro ?Com três milhões de reais salva-se muitas vidas e mata-se muita fome...

 Para os que não sabem , Pórtico é o nome dado a uma pequena estrutura de tijolos e cimento de forma desenhada por um arquiteto que dá beleza a um edifício, no caso das entradas das cidades, servem de cartão postal para dá boas vindas aos visitantes. Em Orobó foi construído na Gestão de Zé Francisco e ele diz: Em Orobó ,Sinta-se em Casa! Era  cercado por um lindo jardim, que deixaram morrer.




Porém o ego dos governantes de Orobó é grande demais para deixar que qualquer coisa construída em outras gestões, possa permanecer viva. Tem sempre que apagar as memórias de seus antecessores. Tudo que não é conservado, claro que perde o brilho. A  entrada da cidade de Orobó não tem um pórtico  feio, está apenas esquecido e abandonado. Não precisaria mais de que alguns poucos mil reais, para recompor o jardim, repintar o Pórtico, e deixá-lo novinho de novo. Porém a prefeitura de Orobó quer gastar 3 MILHÕES de reais, para fazer um novo., mas uma pista de caminhada. Será que vai ser de Ouro a arquitetura desde pórtico ?Veja o exemplo do de Casinhas na foto abaixo. Foi estrondosa a licitação para se construir isso aqui. Não lembro mais o valor, mas brinquei na época que daria para construir uma rua inteira.


O que tem de tão especial nessa parede pra se gastar tanto dinheiro?

No caso de Orobó, com três Milhões de reais, se mataria a fome de muita gente. Salvara-se- ia muitas vidas. Quanta gente precisando de exames, cirurgias,  cesta básica, uma casinha para morar, e o cara quer gastar 3 milhões de reais com coisas pouco necessárias. Do que adianta um Pórtico novo na entrada da cidade, do lado de UM PSF que há dias não tem atendimento médico para servi a população?

É o dinheiro do Povo sendo gasto onde o povo não quer. Por que não consulta o povo para saber que obra é mais necessária? Se toda esses milhões fossem investidos em saneamento básico, diminuiria muito os esgotos abertos, as muriçocas, a Dengue e traria mais saúde a população. Faz poucos dias que se reinaugurou a academia da saúde de Manoel de Aprígio, por que o povo não vão caminhar lá ? É preciso fazer uma via ao lado da PE 88 para o povo caminhar , porque assim tem superfaturamento de materiais para se juntar dinheiro. Quem não faz obras desse portes de milhões, não fatura. Canos debaixo da terra trás saúde, mas não dá holofotes, nem rende fotografias para a mídia.

E é desse jeito que o povo vive morrendo a mingua, sentindo a fedentina dos esgotos abertos enquanto ratos fazem a festa nos esgotos contaminando o povo. Ainda sábado passado, um ouvinte denunciou situação de esgoto aberto no programa Conversando com o Povo, outra falou da falta de médico no PSF de Manoel de Aprígio. Quem ouviu sabe disso. É uma sacanagem se gastar 3 milhões à toa enquanto o povo sofre com coisas que são prioridades como saúde e alimentação. A Gestão de Orobó, perdeu o senso do ridículo.

Perguntar não ofende: O pórtico é de ouro ou diamante?

Por Madalena França


Sem comentários:

Bancos de desenvolvimento reafirmam compromisso com inclusão produtiva e apoio a projetos de prevenção de riscos ambientais

  O Banco do Nordeste (BNB) e os demais membros da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) reafir...