Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Visita a Fazenda Jundiaí: São João com cheiro de mato, sabor de panela, regaste de antiguidades, ótimas companhias. Foi um dia maravilhoso!

Quem nunca se encantou por Histórias de Vó? Obrigada Dona Menininha pelo dia Maravilhoso!

A imagem pode conter: Madalena França, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Madalena França, pessoas sorrindo, bebida e área interna

Meu dia de São João foi diferenciado, com cheiro de mato e histórias de vó. Essa senhora encantadora tem 88 anos, uma lucidez surpreendente, uma alegria ímpar. Ela tem graciosidade, ternura e um humor maravilhoso. Virei sua fã. Ela é tudo de bom! Foi um dia magnífico!

A imagem pode conter: casa, atividades ao ar livre e natureza Essa é a residência da Senhora  Maria Francisca de Oliveira Coutinho, conhecida como Menininha. Com 88 anos , ela gosta de ler, e brinca dizendo que não tem diploma mas, foi professora, também já viu muita "cara bonita". Ela foi parteira e ajudou muita gente a nascer. Diz ela ter sido uma moça muito cortejada em sua época. Ter casado muito Jovem e enviuvado e casado novamente, com o senhor Oliveira, mas nunca ter esquecido seu primeiro amor.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, flor e planta Hoje  octogenária, cultiva, água e cuida de uma linda horta  que dá sabor delicioso as sua comidas de panelas e um jardim com perfume aconchegante  que invade nossa alma com gosto de paixão pela natureza.
Ao perceber que estava diante de um ícone da sabedoria ,veio logo a ideia de fotografar e registar , aqueles fatos narrados com tanto entusiasmo!
Todo escritor tem um faro apurado quando está diante de relíquias. Logo me pus a entrevistá-la, para descobrir mais daquela cultura popular  enriquecedora.
Foi então que ela orgulhosa me contou que guardava com ela coisas de mais de um século. Toda feliz correu buscar o chale que foi usado para batizar seus filhos que ganhou da sua mãe, mas foi de sua vó.
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Madalena França, pessoas sorrindo Entusiasmada ela se ensinava como era usado o tal chale. " Se for uma criança com dias de vida o chale é posto sobre os dois braços, e se já for de meses é sobre o ombro," disse Menininha!
A imagem pode conter: pessoas sentadas, bebida e quarto

Estendi-o sobre a mesa e fotografei. O tempo todo a conversa foi regada a um cervejinha estupidamente gelada e muita risada.
Dai perguntei: Quantos anos mais ou menos, tem essa preciosidade? E ela ; precisamente eu não sei porque foi da minha vó. Mas deve ter por volta de uns 130 anos.
Perguntei a senhora tem mais coisas? Ela disse tenho sim ,um centro de mesa. Ele não se lava é cuidado assim" põe no Sereno da noite, e depois no sol do dia, e repete o ritual até alvejar. Fiquei intrigada e curiosa . Ela trouxe o tal centro e fiquei tentando adivinhar o material, me pareceu feito com  cordões de lã de algodão.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e óculos A vozinha mostrou toda orgulhosa o tal centro branquinho. E de quebra trouxe a primeira bonequinha da filha dela. Uma chapeuzinho vermelho, que o tempo desgastou o vermelho,já está ficando confuso. Tão lindinha! O material parece ser louça.
Ainda tinha uma espada de prata, que a foto se perdeu, quando estava a noite apagando algumas, para esvaziar a memória do celular.
Mas eu a peguei e me senti, no tempo dos reis e rainhas.
Além da receptividade da família que é maravilhosa ganhei de presente, essa matéria sobre antiguidades. Uma verdadeira aula de História para contar aos meus alunos.
A vó contou que é irmã do ex- vereador de Orobó Zé Amaro e de Tecila.  Muito conhecida na região.
Que esses objetos (centro e chale de renda, foram tecidos pelas mãos de sua própria família).
Ainda pude saborear o pirão da vó e tirar o coco com minhas próprias mãos. Uma delicia de dia! tanto do ponto de vista culinário como cultural.
Veja as lindas imagens do meu São João no Mato. Uma verdadeira aula de cultura.
  Valeu Vozinha! Muito Obrigada. Você é Show!
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e óculos

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Madalena França, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e bebida

Essa moça bonita ,é minha futura nora, A Deborah Amorim, neta da Vó Menininha
a quem ela chama de Mãe, e meu filho também parece ter ganho uma nova Mãe velhinha!
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Madalena França, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Madalena França, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e bebida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e close-up


A imagem pode conter: Madalena França, sorrindo, árvore, atividades ao ar livre, close-up e natureza

A imagem pode conter: Madalena França, sorrindo, planta, atividades ao ar livre e natureza

Quem nunca se encantou com Histórias de Vó? Muito bem. Amei meu são João com cheiro de mato!

Por Madalena França.


Sem comentários:

Doce Coração de Maria ,abençoa nossas famílias e que os louvores de maio chegue ao céu e seja aceito com amor...

  Quando o mês de maio chega meu nome é saudade. Do meu pai que nos ensinou a devoção a Maria nos 31 dias de louvores e bênçãos em nossa cas...