13/01/2015 07:1
O autor, que está na Globo há 50 anos, acredita que atualmente existe elenco, mas faltam boas tramas
Por: Aline Nunes
A faixa “Vale a Pena Ver de Novo” estreiou na segunda-feira (12) a novela “O Rei do Gado”, que contou com atores como Antonio Fagundes, Gloria Pires, Patricia Pillar, Raul Cortez e outros. À coluna, o autor Benedito Ruy Barbosa conta que enfrentou muita dificuldade no início da carreira – neste ano, a Globo completa 50 anos e ele está lá desde a abertura do canal. “Antigamente, faltava tecnologia e os atores achavam ruim fazer novela. O negócio era estar em cinema e teatro. Hoje, tem elenco, mas as histórias são fracas, não há elementos que prendam a atenção do público. Faltam novelas como ‘O Rei do Gado’”, conta.
Por outro lado, ele defende que a existência da novela do horário nobre ajudou a popularizar o formato no Brasil. “No começo da TV, todo mundo só queria assistir aos filmes importados. As novelas conquistaram um público. Aconteceu uma fidelização”, explica.
Outro fator que atrapalha na construção de boas histórias hoje, segundo Benedito, é o número de colaboradores de novelistas. “Tem alguns folhetins que tem mil pessoas colaborando. Não tem como a história ter uma identidade desse jeito, né? Um escreve de um jeito e daí aparece o outro, perde o raciocínio e continua. Por isso, o público não fideliza”, conta ele, que apesar de ter a ajuda das filhas, gosta de escrever sozinho.
Mesmo assim, um de seus dez netos, Marcos Barbosa, está se dedicando a um novo projeto com o avô. A ideia é apresentá-lo para a Globo ainda neste ano – Benedito não quis dizer se é sinopse de novela ou minissérie.
Sem comentários:
Enviar um comentário