1.Função legisladora: representar os interesses da população de cada cidade, na Câmara Municipal. Além de elaborar, debater e votar nas leis que conduzem o município, para o bem coletivo ou da maioria. Independente de sigla -partidária, o vereador nunca deve votar contra o povo ,mas a favor dele.
2-Função fiscalizadora
Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. Ou seja, é dever deles, acompanhar o poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.
Qual seria o desvio de finalidade de mais da metade dos vereadores de Orobó?
Eles agem como serventuários do prefeito;
Votam os interesses do prefeito;
Condenam aqueles que cobram ou entendem de cidadania;
Nas votações importantes, se fazem de desentendidos;
Votam contra o povo;
Defendem a ilicitude;
Não fiscalizam as leis,
Elaboram leis inconstitucionais;
Quando a máscara demora a cair, Deus tira, quando chega a hora em que eles têm que decidir entre o povo que o elegeu, e as vantagens oferecidas pelo governante.
Tudo isso pode até ser compreensivo, mas não é correto. O erro aumenta de tamanho, quando eles tentam defender o indefensável, cospe publicamente em antigos pratos nos quais fizeram banquetes, e se vitimizam ao serem acusados de cúmplices dos desmandos políticos, ou agentes ofensores dos direitos de quem os tem.
O cidadão, cidadã, que ousa falar de direitos, cobrar eficiência e o cumprimento do verdadeiro papel do vereador, é tachado como: O baderneiro, o intruso, o terrorista, o que incomoda, o que o tira a paz. Por este papel de cidadania, esta que vos fala , já foi perseguida, humilhada, xingada, e lembrada na Casa Legislativa como a agitadora, a que não tem votos, a que incomoda e até a que não tem compromisso com a Educação , mas apenas com o salário! De nada eu esqueço. Tudo fica tatuado no meu coração.Tanto o bem, como o mal que me fazem.
Nada disso me faz desistir de cobrar direitos, de evidenciar os erros, e de também, quando necessário, elogiar os que ousam defender os direitos de todos. Não preciso provar quem sou, profissionalmente a mais ninguém, além dos meus alunos e seus pais. Sinto-me honrada com tantos lindos depoimentos que recebo dos meus alunos e ex- alunos .
De uma coisa tenho certeza :"No meu juramento, eu prometi defender a pátria, a Educação, a cidadania e a dignidade humana. Não me lembro de ter em momento algum, prometido aceitar passivamente a escravidão de trabalhar até morrer sem direito à aposentadoria.
Perguntar não ofende: Senhores vereadores oroboenses, (digo, grande parte deles),evitando generalização, Vocês têm consciência do verdadeiro papel de um vereador?
Vocês foram eleitos para defender o povo ou o prefeito?
Vocês tem amigos, parentes, eleitores, que são professores?
Pensem nisso e recebam meu muito "Obrigada"!
Dona Maria do Carmo, ao completar 50 anos de idade e tempo de contribuição a senhora como professora quis se aposentar?
Somando o tempo de contribuição e serviço com minha idade, eu já somo aproximadamente 84 anos. Por isso ,Eu quero, preciso, e tenho direito ao meu mais que merecido descanso. Você gostaria de voltar a sala de aula depois de aposentada? não precisa me responder! Só precisa refletir e dormir em cama macia com sua consciência tranquila!
Por Madalena França.
Sem comentários:
Enviar um comentário