Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 22 de agosto de 2020

Vídeo mostra momento em que barragem rompe no CE


Postado por Madalena França
UOL
Um vídeo feito no final da tarde de ontem, instantes após o rompimento de uma tubulação na barragem da transposição do Rio São Francisco em Jati, no sertão do Ceará, mostra correria de trabalhadores que estavam próximos ao local. O incidente levou à evacuação de 2.000 pessoas às pressas, nesta madrugada. Não há registro de feridos.
Nas imagens, que circulam em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais, é possível ouvir a voz de um homem que avisa sobre o rompimento e dá ordem para que os carros sejam imediatamente retirados do local para evitar danos.
"A válvula está girando. Ela está abrindo e fechando", diz a pessoa que filma. Em seguida, os carros deixam o local."
A estrutura que se rompeu faz parte de uma obra inaugurada em 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro. Na última quinta-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve em Jati e abriu as comportas da barragem. A obra integra o trecho final da transposição do São Francisco, o eixo Norte, que vai levar água para os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Nesta manhã, o ministro voltou ao local para avaliar os danos do incidente. O ministério informou que o controle do vazamento ocorreu ainda na noite de ontem e não há mais riscos à população. A comporta já foi fechada, e não há vazamentos.
Em nota, a pasta diz que equipes técnicas já estão já estão na barragem para "avaliar a estrutura que registrou um vazamento em um dos condutos". "Os trabalhos de manutenção já foram iniciados, e os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos", diz.
Sobre a retirada dos moradores, o ministério alega que foram evacuadas todas as pessoas residentes no raio de dois quilômetros da barragem de Jati. A medida, diz a pasta, seguiu o Plano de Ação Emergencial elaborado para a estrutura.

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...