Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

domingo, 23 de agosto de 2020

Parabéns ao Ilustre Jornalista Magno Martins pela Passagem do seu aniversário ,onde suavemente descreveucomo: Na beira do Caminhar da vida...



"Na beira do caminhar da vida

Bom dia, vida, bom dia Deus!  Salve meu 23 de agosto! Hoje é o aniversariar do caminhar da vida. Cora Coralina ensinou que o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Nascido num mundo tão desigual como o Sertão, onde escapar da morte severina não é sina fácil, meu caminhar se dá semeando palavras. Sou um construtor de frases desde menino pobre tangendo ovelhas sob um sol escaldante, que nos torra tudo, menos a afoiteza. Sobreviver por lá já é um afoite. A vida precisa de sonhos, de se nutrir de lembranças assim como o leito dos rios precisa da água que rola e o coração necessita de afeto.
O caminhar da vida também é uma grande saudade. A maior delas, a de quem me deu a vida: mãe Margarida, minha mãe Dó. Ela abençoa meu caminhar lá de cima em silêncio, jogando palavras na minha vida, construindo frases para que eu possa juntá-las uma a uma e transformá-las em notícias. Tem gente que vive de cantar o amor, como Moacyr Franco e Roberto Carlos. Eu vivo de dar notícias, não as notícias secas e tristes.
As vezes, são duras para os políticos, mas bem que eu nunca deveria ter enveredado no jornalismo pela política, que é puro fel, mas para dar notícias apenas suaves. Devia escrever apenas crônicas sobre o caminhar, o semear, o canto dos pássaros. Sou, antes de tudo, um cronista do quotidiano, da vitória da paz e não do ressentimento, do lado bom da vida, da chuva que cai e não da faceta do raio que destrói. Engana-se que o emocionar da vida vem e nasce só nas canções, na musicalidade.
Está também no construir das palavras para adoçar a alma e enebriar o coração. O escrever é um ato sem aplausos, sem consagrações, mas o tempo e as palavras ficam para nos emocionar sob as luzes do grande palco da vida, de um infinito que ri, que chora na correnteza humana. Mais importante do que a chegada é a caminhada. Caminho sorrindo para a vida, mesmo nos momentos mais difíceis, porque é no caminhar que Deus se aproxima para amparar, dar a régua e o compasso, um passo por vez e formamos uma caminhada. No caminhar da vida, aprendi que tudo é vontade de Deus.
É preciso as pedras, para se construir o caminho. Às vezes, Deus se cala, e achamos que tudo acabou, mas é no silêncio que Deus dá o seu alento, abre portas, descortina o horizonte da vida. Nos dá o sol brilhante da manhã na contemplação de mais um dia de vida. O caminhar também é recomeço. É preciso recomeçar, seguir adiante. O que é a vida se não milhares de instantes reconstruidos como cacos coloridos em formas inconstantes refletidas no caleidoscópio. De fios entrelaçados no tear das fiandeiras. No caminhar, é preciso sentir dores para se aprender que os melhores caminhos acabam sendo construídos com as lágrimas.
Lá no meu Sertão, foi preciso que eu nascesse sobre as pedras, mas fundamentais foram as flores para dar o perfume do encantamento. A vida é uma eterna caminhada abrindo avenidas de sonhos, ruas cheias de amor a dar. No caminhar, enfim, já chorei por palavras e também já fiz pessoas chorarem. Quando escrevo uma reflexão, a principio confesso que estou escrevendo para mim mesmo, pois diante do grande século da comunicação nunca houve um tempo como hoje de tanto isolamento, inseguranças, tristezas e entorpecimento como esse da pandemia. 
Mas tempos melhores virão, para que possamos compreender que a grande caminhada da vida as vezes não é realizada pelos passos que damos, acelerados ou lentos, mas quando a gente dá conta que muitas vezes é quando a gente está prostrado a beira do caminho. É na beira do caminho que está a parte mais importante, a que decide o destino.


Obrigado, Deus, pela vida! Obrigado a vocês pelas mensagens de amor e fraternidade nesse meu dia consagrado ao batismo do meu florescer ao mundo."

Quem de nós blogueiros não aprendemos um pouco a cada dia com o Magno? Pensar é perigoso, escrever exige coragem, verdades dói... Mas tudo isso, são as ferramentas de quem escreve com finalidades. Aprendo muito com você! Leio e compartilho seus textos, admiro e um dia quero ser um pouquinho do que você transmite aos seu público. Parabéns e longa vida com saúde e alegrias constantes.
Madalena França.

Sem comentários:

Escancarada negociata política : A culpa é do povo?

Aproxima-se as eleições e com elas as negociatas políticas. Há quem defenda que a culpa é toda dos políticos. Há quem afirme que a culpa é d...