Do Blog do Esmael Morais
A situação fugiu ao controle e o governador Wilson Lima (PSC) anunciou, nesta quinta-feira (14), um decreto que proíbe a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6h. Todas as atividades, exceto serviços essenciais para a vida, também estarão proibidos de abrir. A medida deve valer por 10 dias, a partir da publicação do decreto, prevista ainda para hoje.
A capital amazonense enfrenta um colapso no sistema de saúde por conta do avanço dos casos de Covid-19, e sofre com hospitais e cemitérios lotados, além de falta de oxigênio nas unidade. Até esta quarta (13), mais de 5,8 mil morreram com Covid-19 no estado.
Por decisão da Justiça Federal, a capital Manaus suspendeu a prova do Enem que aconteceria neste domingo (17).
De acordo com o governador Wilson Lima, dentre as novas medidas de restrição contra a Covid, estão:
- suspensão do transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios do estado;
- fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas entre 19h e 6h;
- farmácias devem funcionar, entre 19h e 6h, por delivery ou sob demanda;
- circulação de pessoas só será permitida, entre 19h e 6h, para quem trabalha em áreas estratégicas: saúde, segurança pública, imprensa.
Ainda segundo governador, o Estado entrou com uma ação na Justiça para que a empresa fornecedora de oxigênio garanta o abastecimento nas unidades de saúde em quantidade suficiente para atender a todos.
A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), emocionada, publicou um vídeo apontando a falta de firmeza do governador e da responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, frisou a ex-parlamentar, a hora é de solidariedade com o povo de Manaus.
Assista ao vídeo:
Sem comentários:
Enviar um comentário