Pesquisar neste blogue comdeuseaverdadedeorobo

sábado, 16 de janeiro de 2021

Controle Popular, Mais uma ferramenta de cidadania criada este ano de 2021...

 

Coluna Do Blog do agreste

Imagem registrada antes da pandemia de Covid-19

Criado neste início de ano, o projeto Controle Popular surge como mais uma ferramenta de cidadania. Digo: "Muito se cobra, pouco se sabe". Sendo assim, o projeto vai permitir aos internautas o conhecimento sobre como fazer para acompanhar e fiscalizar os gastos do dinheiro público. O advogado idealizador André Quirino (primeiro plano da foto) iniciou o trabalho utilizando as redes sociais, mas ele já planeja, brevemente, conteúdos comercializados em plataforma de ensino a distância com cursos, palestras, disciplinas isoladas, vídeo aulas e material em PDF.


Todo o cidadão pode ter acesso às informações dos governantes? Quais informações devem ser publicadas? Como o cidadão pode obter essas informações? O que fazer quando o governante se recusa a prestar esclarecimentos? Perguntas dessa natureza são algumas que são respondidas pelo Controle Popular. Nas páginas do projeto (Facebook e Instragram), o seguidor também pode obter detalhes sobre o quanto entra e sai dos cofres públicos, entender como ocorrem as arrecadações, enfim, ter conhecimento sobre o que é do povo. Vale a pena seguir e interagir.


Pedido – Partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciaram que vão pedir o impeachment dele. O documento está assinado pelos representantes dos partidos Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT. Como justificativa, os parlamentares citam o colapso da saúde em Manaus. As legendas somam 119 deputados. Há outros 50 pedidos de retirada de Bolsonaro do comando do país. O próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), “apimentou” ao dizer que será impossível não debater o assunto no futuro.


Amenizou – Presidente estadual do Partido Social Brasileiro (PSB), Sileno Guedes disse à Folha de Pernambuco que o Partido dos Trabalhadores (PT) permanece na Frente Popular. A declaração foi dada depois que partido da estrela entregou os cargos comissionados que ocupava no Governo do Estado, inclusive, secretaria de primeiro escalão. Mesmo Guedes tentando apaziguar o clima tenso entre PSB e PT, reina a insatisfação com o “antipetismo” pregado pelos socialistas na última campanha eleitoral.


Rápidas


Na estrada – A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) iniciou uma série de visitas aos municípios pernambucanos. Em Limoeiro e João Alfredo, a delegada esteve com os prefeitos para debater ações de empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher. Gleide tem aproveitado para prestar contas do mandato com a distribuição de material publicitário 


Sem alinhamento – Após a reeleição da prefeita Judite Botafogo (PSDB) em Lagoa do Carro, os grupos de oposição seguem sem alinhamento. A divisão na última campanha entre Tota (PP) e Zé Luís (PSC) facilitou a vida da professora. Recentemente, suplentes que estavam no palanque de Tota seguiram para o grupo de Zé. E assim segue a oposição sem “denominador comum”.


O povo quer saber – O presidente da Câmara dos Deputados vai mesmo pautar o pedido de impeachment de Bolsonaro?

Postado por Madalena França

Sem comentários:

Nota de Pesar pelo falecimento do Senhor; Lula Januário...

  Gostaria de externar sentimentos de pesar e solidariedade cristã as minhas ex- alunas Cosma e Damiana e seus familiares, pela perca de seu...